PPI mineral terá editais lançados até primeiro semestre de 2017

Governo acredita na retomada do crescimento

Por Conexão Mineral 25/10/2016 - 12:18 hs
Foto: CPRM

O secretário de Geologia, Mineração e Transformação do Ministério de Minas e Energia, Vicente Lôbo, participou do workshop "Mining & Investment Latin America Summit 2016”, realizado na cidade de Lima (Peru), onde defendeu a importância do setor mineral para o desenvolvimento do país. Também participa do evento o presidente do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), Eduardo Ledshan.

 

Durante a apresentação “Luz no fim do túnel: quais os novos caminhos para indústria mineral brasileira?”, Lôbo destacou que o governo deseja criar um ambiente de confiança e credibilidade para atrair investidores e garantir a estabilidade regulatória e a segurança jurídica. Entre as iniciativas para reposicionar o setor, ele destacou a expansão do número de áreas disponíveis para serem ofertadas para o setor privado.

O secretário frisou que a retomada do crescimento brasileiro pode aumentar a participação o setor mineral no Produto Interno Bruto (PIB), dos atuais 4% para 6% nos próximos anos. O secretário também ponderou que o governo brasileiro está confiante na retomada do crescimento econômico e que o retorno da atratividade para investidores é uma questão chave para o País. “Consideramos que a retomada do crescimento não pode prescindir da parceria entre Governo e setor privado”, avaliou.

Entre as medidas já anunciadas para o crescimento da atividade, o secretário destacou o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que tem o objetivo de fortalecer essa parceria entre Estado e a iniciativa privada. No âmbito do setor mineral, serão oferecidos para licitação quatro blocos de áreas (alvarás de pesquisa com relatórios finais aprovados) com expectativa de que os editais de licitação sejam publicados até a primeira metade de 2017.

Ao finalizar sua apresentação, o secretário reafirmou que o Brasil está entre grandes países com alto potencial mineral e que além de ter uma indústria dinâmica e diversificada, também é um grande mercado consumidor.