Evento do Ibram apresenta tecnologias para gestão e manejo de rejeitos minerais

Principais fornecedores do setor apresentaram suas soluções em Belo Horizonte (MG)

Por Conexão Mineral 10/06/2019 - 13:15 hs
Foto: Glenio Campregher
Evento do Ibram apresenta tecnologias para gestão e manejo de rejeitos minerais
Evento foi realizado no auditório do CREA-MG, em Belo Horizonte (MG)

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) promoveu, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Minas Gerais (CREA-MG), o evento Fornecedores de Tecnologias para gestão e manejo de rejeitos de mineração, realizado nos dias 05 e 06 de junho, em Belo Horizonte (MG). O evento teve apoio do Ministério de Minas e Energia. 

A extensa programação incluiu a apresentação de 38 empresas e entidades de várias partes do país e do exterior  sobre  novas tecnologias que permitem o gerenciamento adequado os rejeitos, aumentando a segurança para mineradoras e comunidades e promovendo a operação de forma sustentável.

Segundo Wilson Brumer, presidente do Conselho Diretor do Ibram, a iniciativa de aproximar os fornecedores de tecnologia das mineradoras é uma das ações que o setor mineral adota em resposta ao clamor da sociedade em prol de uma mineração mais segura para as pessoas e a natureza. “Temos que lamentar profundamente as consequências dos rompimentos de barragens que ocorreram e avaliar o que foi feito de errado e tomar providências para melhorar. Não podemos deixar que tais fatos caiam no esquecimento e devemos trabalhar para incorporar novas tecnologias, novos processos ao setor mineral para que a sociedade volte a acreditar na mineração, que é, ainda, um setor desconhecido, principalmente, sua importância para o dia a dia de todos e ao desenvolvimento do país”, disse.

Brumer lembrou que o Ibram apoia as investigações em curso e as demandas por mudanças na mineração, mas ponderou que esses fatos, que envolveram empreendimentos de mineração de ferro, não se aplicam aos demais segmentos da indústria da mineração. Em um primeiro momento, quando há uma grande comoção pelo ocorrido, disse o dirigente, é compreensível que haja uma generalização da situação para todo o setor mineral, porém isso não é compatível com a realidade. “O setor como um todo foi demonizado e temos que reverter este quadro”, afirmou.

No site do Ibram é possível ter acesso aos vídeos com as palestras proferidas nos dois dias de evento (clique aqui).