Seminário técnico internacional discutirá as barragens e o futuro da mineração

Por Conexão Mineral 15/04/2019 - 17:26 hs
Foto: Ibram

Mineradoras, governos e especialistas em mineração debaterão sobre o futuro da atividade minerária durante o Seminário Técnico Internacional sobre Barragens de Rejeitos e o Futuro da Mineração em Minas Gerais, que será realizado nesta 4ª feira, 17 de abril, na Fundação Dom Cabral, em Nova Lima (MG), das 8h às 18h. A organização é do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), com apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, da Fundação Dom Cabral (FDC) e da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). 

Segundo Rinaldo Mancin, diretor de Assuntos Ambientais do Ibram, e um dos painelistas do Seminário, “este evento é uma das iniciativas do setor mineral brasileiro para conhecer e aprender com experiências e boas práticas internacionais e nacionais, incluindo o gerenciamento dos riscos associados”.

Especialistas estrangeiros e brasileiros em mineração, além de autoridades federais, estaduais e municipais, executivos das principais mineradoras do País, profissionais e estudiosos confirmaram presença neste que será um marco para a indústria da mineração, uma das principais fomentadoras da economia, tanto de Minas Gerais quanto do Brasil.

Entre os palestrantes e debatedores estrangeiros, participarão:

•Tom Butler,  Chief Executive Officer/Diretor Executivo  do International Council on Mining and Metals/Conselho Internacional de Mineração e Metas (ICMM). Ele participará de uma das sessões, que abordará o tema “Iniciativas Internacionais da Indústria de Mineração”;

•Charles Dumaresq, Vice-Presidente da Associação de Mineração do Canadá (MAC);

•Suzanne Lacasse, PhD, Rankine Lecturer, representante da M.Sc Norwegian Geotechnical Institute,

•Paul W. Ridlen, Knight Piésold and Co. (EUA)

Temas do seminário:

•Perspectivas sobre o futuro da mineração em Minas Gerais – serão debatidos os maiores desafios e oportunidades para o fortalecimento da contribuição socioeconômica do setor mineral ao Estado de Minas Gerais;

•Aspectos socioambientais da atividade mineral – serão discutidos os pontos relacionados ao desenvolvimento sustentável do setor mineral em Minas Gerais;

•Barragens de rejeitos: projeto, construção e operação – nesta sessão serão discutidas as principais alternativas de projetos de barragens de rejeitos e seus desafios, considerando o longo prazo de construção e operação.

•Barragens de rejeitos: diretrizes, regulação e descomissionamento – serão debatidos temas relacionados ao monitoramento eficaz e quais as metodologias recomendáveis para a mensuração dos riscos associados e como assegurar ao público e autoridades a resiliência e a confiabilidade dos métodos propostos.