Rejeitos avançam em velocidade abaixo do esperado e não se sabe quando chegarão na hidrelétrica Retiro Baixo

Pluma chegará hoje (30/01) em São José da Varginha (MG)

Por Conexão Mineral 30/01/2019 - 08:02 hs
Foto: CPRM

Boletim divulgado no final da tarde de 29/01 pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informa que a pluma está se deslocando em uma velocidade mais baixa que a velocidade média da água do rio Paraopeba em condições normais. A previsão é que essa pluma chegue na cidade de São José da Varginha em 30/01 com baixa turbidez. A previsão do boletim anterior era de chegada no dia 29/01.

A velocidade média da água medida em campo em algumas seções indica um valor de aproximadamente 0,35m/s (nas estações de Ponte Nova do Paraopeba e Ponte da Taquara) e a velocidade da pluma em alguns pontos indica uma velocidade de 0,25m/s (velocidade estimativa baseada na distância e tempo de deslocamento da frente da pluma observada em campo).

A pluma vem apresentando dispersão ao longo da sua trajetória. Por isso não é possível prever no momento quando ela chegará ao reservatório da Usina Hidrelétrica de Retiro de Baixo. Os parâmetros observados in loco de qualidade da água em diversos pontos não apresentaram alterações significativa nos seguintes indicadores: temperatura, pH, condutividade, oxigênio dissolvido. Nos pontos mais avançados da pluma, como por exemplo, no povoado de Valentim (85 km do rompimento da barragem), a turbidez está em níveis baixos, e com cor semelhante ao aspecto natural do rio.