New Holland mostra soluções que facilitam acessibilidade e conectividade
A New Holland Construction apresentou durante a M&T Expo 2018 sua ampla linha de produtos, distribuída em um estande com foco na conectividade, com tecnologias wireless, de biometria e acessibilidade, além da ferramenta de diagnóstico On Board Diagnostics (OBD), que acessa diversas informações de funcionamento, como motor, transmissão e variações de temperatura, na palma da mão, por meio de um smartphone.
Entre os lançamentos, destaque para a configuração Heavy Duty, que agrega ainda mais força de tração e de penetração da lâmina para as já motoniveladoras RG170B e RG200B. A marca ainda mostrou sua linha completa de escavadeiras de 1 a 50 toneladas, incluindo a nova família de miniescavadeiras para o Brasil e mercados da América Latina.
Entre as atrações do estande, o público podia vivenciar uma experiência virtual única "sobrevoando" o Mundo New Holland. Em um helicóptero estrategicamente pousado sobre o estande, um voo virtual levava os fãs de máquinas de construção a um tour pela fábrica da marca em Contagem (MG), o Centro de Distribuição de Peças (CD) da CNH Industrial Parts & Service, em Sorocaba (SP).
Motoniveladoras RG170B Heavy Duty e RG200B Heavy Duty
A New Holland Construction incorporou de série nas motoniveladoras RG170B e RG200B componentes antes oferecidos como opcionais. Trata-se da configuração Heavy Duty, que entrega melhor desempenho de movimentação e corte de material, adicionando pneus de 17,5 polegadas na RG170B e de 20,5 polegadas na RG200B, e uma placa de empuxo de 800 kg, promovendo um considerável aumento na força de tração e de penetração da lâmina das máquinas, o que reforça os atributos de desempenho e robustez da linha de motoniveladoras New Holland Construction.
“Esses aumentos são muito significativos, pois, quando se trabalha em terreno compactado ou com alta resistência ao corte e movimentação de material, quanto menor for a força da lâmina, mais difícil será desagregar um volume de material do solo. Temos torque de sobra em nossas motoniveladoras, e com os acréscimos na força de penetração da lâmina e na força de tração, o equipamento está preparado para qualquer desafio”, afirma Fernando Neto, especialista de Marketing de Produto da New Holland Construction.
As motoniveladoras contam com conjunto motor, transmissão e acoplamento motor/transmissão do tipo conversor de torque. O powertrain é constituído pelo motor eletrônico FPT Tier 3 com potência variável (2 ou 3 curvas de potência), transmissão Powershift eletrônica 6x3 equipada com transmissão automática e sistema Declutch (menor tempo de ciclo), acelerador manual e eixo traseiro com sistema antideslizamento do tipo Limited Slip (deslizamento limitado) ou Diff lock (bloqueio do diferencial).
“O conversor de torque é a cereja do bolo, pois realiza o acoplamento hidráulico motor/transmissão capaz de prover a multiplicação do torque da saída da transmissão em até 2,4 vezes. Além disso, nossas motoniveladoras tem a função automática Lock-up, capaz de anular a multiplicação do torque, resultando em uma máquina com comportamento mais suave, preciso e com menor consumo de combustível durante o deslocamento, espalhamento de material ou trabalho de acabamento”, explica Neto.
A linha de motoniveladoras tem cabine fixada no chassi traseiro, lâmina central com perfil Roll Away e sistema gira círculo com dentes externos, resultando em fácil limpeza, proteção contra quebra do pinhão e maior torque de giro. Outros destaques são a sela com cinco posições de inclinação da lâmina, de fácil bloqueio, por meio de dois pinos, além das juntas esféricas e guias da barra de tração aparafusadas. As principais aplicações das motoniveladoras são corte, nivelamento e espalhamento de material, curvas de nível, limpeza de terrenos, escarificação de solo, taludes, aberturas de estradas, limpeza e manutenção.
“Vendas desta categoria são customizadas. Há uma infinidade de opcionais para o equipamento. Neste caso, a configuração Heavy Duty surge para melhor performance da aplicação. No momento da compra, peça ajuda ao concessionário e ao especialista de fábrica se tiver dúvidas. Estamos comprometidos em definir o melhor e o equipamento mais adequado para a sua demanda”, completa Neto.
A fábrica de Contagem (MG) é a responsável por toda produção de motoniveladoras da marca. Ou seja, o Brasil é o fornecedor global do produto.
Escavadeiras de 1 a 50 toneladas
Responsável por lançar a primeira escavadeira hidráulica do Brasil, a S90, em 1973, a New Holland Construction, marca presente no país há mais de 65 anos, já havia apresentado em 2017 seis novos modelos de escavadeiras hidráulicas de fabricação nacional.
Durante a M&T Expo 2018, a marca apresentou sua nova família de miniescavadeiras de 1 a 4 toneladas. Composta de cinco modelos – E17C, E18C, E26C, E33C, E37C –, a nova linha tem braço longo, o que proporciona maior alcance e profundidade de escavação comparado à concorrência, além da terceira função para implementos hidráulicos. O destaque fica para o modelo E37C, que tem duas versões: cabine fechada, com ar condicionado, e toldo, para melhor atender às necessidades de cada cliente.
Miniescavadeira E37C
Também chamados de compactos, os miniequipamentos apresentam características complementares à linha amarela convencional, amplamente empregada em grandes obras de infraestrutura. Por serem menores e, portanto, mais ágeis e seguros para intervenções em espaços confinados, vêm ganhando destaque em obras urbanas, principalmente por apresentar soluções específicas para diversas aplicações, uma vez que contam com uma ampla gama de implementos.
Fabricação nacional
Dos oito modelos de escavadeiras hidráulicas, seis são fabricados na planta de Contagem e podem ser adquiridos pelas principais linhas de crédito de financiamento do BNDES, entre elas Finame, Finame Agrícola e Pronamp. Para a produção foram investidos R$ 36,5 milhões no desenvolvimento, nacionalização e lançamento.
“Oferecemos modelos que atendem desde aplicações mais leves à mineração, de máquinas de 13 toneladas, como a E145C, até 50 toneladas, caso da E505C, uma ampliação e evolução do nosso portfólio”, afirma Nicola D’Arpino, vice-presidente da New Holland Construction para América Latina.
Além das escavadeiras E145C EVO (13 toneladas), E175C EVO (18 toneladas), E215C EVO (21 toneladas), E245C Evo (24 toneladas), E385C EVO (35/40 toneladas) e E405C EVO (45 toneladas), em Contagem também são produzidas outras quatro linhas de produtos da New Holland Construction, somando 18 equipamentos: as pás-carregadeiras 12D EVO, w130B, W170B e w190B; as retroescavadeiras B95B e B110B; as motoniveladoras RG140B, RG170B e RG200B e os tratores de esteiras D140B, D150C e D180C. Os demais modelos são importados.
Acessibilidade
Inclusão é a palavra de ordem da New Holland B95B Acessível, versão conceito de uma das retroescavadeiras de maior sucesso da marca. Desenvolvida e fabricada no complexo industrial da marca em Contagem (MG), essa nova solução foi projetada para oferecer ao operador com mobilidade reduzida as mesmas condições de trabalho, conforto, performance e praticidade da B95B.
Ao apresentar um novo conceito entre as máquinas de construção, a retroescavadeira B95B Acessível estabelece um marco para empresas que utilizam o equipamento, abrindo um novo mercado de trabalho até então inatingível para operadores com mobilidade reduzida – resguardados pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146).
A legislação é destinada a “assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais para pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”.
Desenvolvida na planta da New Holland Construction em Contagem (MG), em parceria com empresa de tradição em acessibilidade, a B95 Acessível conta com uma plataforma de elevação e um joystick que comanda os movimentos necessários para realizar o embarque/desembarque e o acesso a cabine até a poltrona do operador. Suportes de mão e dispositivos internos foram reposicionados, preservando os atributos de espaço interno e ergonomia da B95B.
Os comandos de aceleração e freio foram transferidos dos pedais para as mãos, permitindo a total integração da máquina ao operador. A configuração totalmente inclusiva permite ainda que a retroescavadeira seja operada por pessoas com mobilidade reduzida ou não.
Fleetsystems
A marca apresentou na M&T Expo 2018 os sistemas Fleetsystems, que garantem alta produtividade e total controle na execução dos trabalhos, segundo o fabricante. As tecnologias nas máquinas de construção visam acompanhar em tempo real a eficiência/comportamento dos equipamentos, otimizar a operação, reduzir os custos operacionais e de manutenção, entre outros.
Todos os equipamentos podem ter o sistema de monitoramento a distância FleetForce, instalado para monitorar diferentes parâmetros do equipamento como localização, temperatura do motor, consumo de combustível, condições de trabalho, horímetro e, claro, para auxiliar o proprietário na manutenção preventiva e na segurança do equipamento. A New Holland Construction ainda oferece o sistema FleetGrade, o machine control da marca, que tem aplicação em escavadeiras, motoniveladoras, tratores de esteiras, entre outros, que também podem utilizar sistemas de nivelamento.
Outra solução desenvolvida pela marca para melhorar a gestão da manutenção de equipamentos usados na construção é o DATAR. Uma ferramenta eletrônica de alta tecnologia adicionada ao EST (Electronic Service Tool) com capacidade de gravar dados de forma numérica e graficamente, oferecendo maior qualidade e precisão durante os diagnósticos. O serviço do DATAR se baseia no monitoramento de componentes e rastreamento do histórico da máquina, buscando identificar variações de parâmetros que indiquem sinais de avarias, otimizando o desempenho das máquinas, programando intervenções, minimizando tempo de máquina parada e evitando a troca de componentes desnecessários.
Manutenção
A New Holland lançou a linha de peças Nexpro, uma solução pós-garantia da New Holland. São peças de reposição para equipamentos mais antigos, fora da garantia da montadora. São peças originais, homologadas pela montadora e com garantia de 6 meses de quem realmente entende de todos os equipamentos. Atualmente, fazem parte da gama de itens Nexpro mais de 190 peças de manutenção corretiva, preventiva e de desgaste, como filtros, correias, rolamentos, pinos e buchas.
Newsletter
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
-
Aclara investe R$ 30 milhões em planta piloto que processará argilas iônicas do Projeto...
-
Investimentos da Gerdau em CAPEX alcançam R$ 1,4 bilhão no 1º trimestre de 2025
-
ArcelorMittal Brasil registra aumento de 3,8% na produção de aço em 2024
-
SADA Siderurgia moderniza planta com investimento de R$ 22 milhões em tecnologia
-
21:01
SADA Siderurgia moderniza planta com investimento de R$ 22 milhões em tecnologia
-
20:57
Audiências públicas sobre 2º alteamento de barragem do Minas-Rio serão realizadas em m...
-
20:51
Investimentos em novas linhas de transmissão ampliaram em quase 21% o consumo de alumíni...
-
21:35
Aclara investe R$ 30 milhões em planta piloto que processará argilas iônicas do Projeto...
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025