Amicas e Unifal querem ser parceiras em projetos ambientais
Professores do curso de Engenharia de Minas visitaram a Red Granit Mineradora
A Associação das Mineradoras de Caldas e Santa Rita de Caldas (Amicas) e a Unifal (Universidade Federal de Alfenas) iniciaram tratativas com o objetivo de firmar uma parceria para desenvolver projetos ambientais em parceria. A proposta prevê ações em escolas públicas de municípios de Minas Gerais, envolvimento de professores e alunos da universidade em processos de reflorestamento e o estímulo a estudos acadêmicos que abordem a atividade mineradora.
Atendendo convite da Red Graniti Mineradora, associada da Amicas, os professores do curso de Engenharia de Minas da Unifal, os geólogos Fabiano Cabañas Navarro e Carolina Roveri, visitaram o sítio de exploração, o depósito de rejeitos e o viveiro de mudas para reflorestamento da mineradora. “No encontro mostramos como a atividade mineradora pode ser sustentável e iniciamos as conversas para realizarmos ações em conjunto com a universidade”, destacou o gerente Comercial da empresa, Paulo Silas da Silva.
Com as informações que obtiveram no encontro, os professores vão elaborar propostas para serem desenvolvidas pelos alunos do curso de Engenharia de Minas da instituição. Algumas das ideias abordadas foram as seguintes:
•Implantação de oficinas e palestras para alunos do ensino médio e fundamental em escolas públicas dos municípios.
•Envolvimento de professores e alunos da Unifal no processo de reflorestamento em área já determinada nos arredores da mina. Atuação na escolha das plantas e envolvimento de alunos da rede pública local no plantio e monitoramento do processo.
•Recrutamento de alunos de escolas locais, monitorado por alunos da Unifal, para a coleta de sementes e mudas de plantas endêmicas a serem usadas para reflorestamento.
•Implantação do selo de indicação geográfica da exploração do “Café Imperial”.
•Mobilizar alunos do curso técnico em meio ambiente que há em Caldas (MG) para que eles se interessem em visitar a mina e conhecer a realidade da extração.
Atualmente, em 1,7 hectares explorados, a Red Graniti emprega 23 funcionários diretos, com salário médio de R$ 2 mil.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025