SSAB mostra como prolongar vida dos dentes de caçambas e lança o Hardox 500 Tuf

Por Conexão Mineral 15/09/2017 - 12:40 hs
Foto: SSAB
SSAB mostra como prolongar vida dos dentes de caçambas e lança o Hardox 500 Tuf
Hardox 500 é suficientemente resistente para atuar como um material estrutural em caminhões

A SSAB apresenta na Exposibram as aplicações possíveis do Hardox, aço que visa principalmente o combate ao de desgaste, aumento de vida útil e aumento de produtividade. Durante a feira, a siderúrgica promove pela primeira vez o Hardox Wearparts Rebuilt Ground Engaging Tool (GET), uma alternativa sustentável para prolongar a vida útil dos dentes originais das caçambas de carregadeiras e escavadeiras. A reconstrução é feita a partir da soldagem de peças elaboradas em aço Hardox ao seu dente já desgastado. Essa solução tem um custo benefício maior do que a substituição do dente desgastado por um novo, maior durabilidade, além de economia significativa de custos, solução customizada e menor emissão de CO2. Isto também acontece, pois o Hardox possui uma uniformidade de dureza por toda sua espessura.

A SSAB também fará o lançamento oficial do Hardox 500 Tuf, mais novidades em relação a chapas de alta resistência, demonstrando sua aplicação em uma mini caçamba basculante. Esta nova chapa antidesgaste possui uma resistência ao impacto superior ao Hardox 500 e é suficientemente resistente para atuar como um material estrutural em caminhões fora-de-estrada, contêineres, basculantes e em estruturas pesadas de descarga. A alta resistência ao desgaste, deformação e vincos resultam em uma maior durabilidade e capacidade em suportar os mais fortes impactos, além de apresentar um desempenho superior no carregamento e descarregamento de rochas pesadas e afiadas em pedreiras e minas - um material extremamente duro por toda sua espessura, aliado a uma resistência ao impacto muito maior.

A siderúrgica apresenta ainda uma demonstração de um “Wear Stairs”, em que é possível perceber o quanto a espessura de um material diminui conforme aumenta sua dureza. Os visitantes também poderão testar o desgaste com suas próprias mãos, riscando com pedras uma chapa de aço convencional, uma de Hardox 450 e uma de Hardox 600, para ver a diferença no desgaste do material.

Além disso, a SSAB ainda traz um vídeo e amostras de um teste de impacto realizado na usina na Suécia com o resultado de duas chapas de aço convencional (uma de 12 mm e outra de 5mm) e o resultado de um Hardox 450 de 5mm, mostrando que a chapa de 12mm do aço convencional é equivalente ao 5mm de Hardox.