SKF lança modelo de contrato com foco operacional atrelado a indicadores de sustentabilidade

Por Conexão Mineral 26/03/2024 - 20:43 hs
Foto: SKF
SKF lança modelo de contrato com foco operacional atrelado a indicadores de sustentabilidade
SKF tem mais de 150 contratos de serviço ativos na América Latina

A SKF, empresa sueca fabricante de rolamentos, lançou na América Latina o modelo de contrato SKF Circular Service Contract. Com foco em performance, sustentabilidade e economia circular, o objetivo do projeto é melhorar índices de desempenho operacional, ajudando a indústria de Mineração a atingir metas de sustentabilidade.

“Observando a necessidade dos nossos clientes da indústria de Mineração, surgiu a premissa de termos uma oferta adicional de contrato para atender a uma demanda emergente com foco operacional atrelado a indicadores de sustentabilidade”, afirma Gustavo Molero, presidente SKF América Latina.

Segundo o executivo, o diferencial é que, além de a companhia continuar com as metas de reduzir o consumo de rolamentos, melhorar o tempo médio de falhas e diminuir o uso de lubrificantes e de peças de reposição, também irá atuar de forma estratégica na redução de CO², entre outros indicadores de sustentabilidade. “A descarbonização está na agenda de grandes empresas de Mineração e, por isto, com o lançamento do SKF Circular Service Contract conseguiremos unir os KPIs operacionais aos KPIs de sustentabilidade”, afirma Molero.

Manutenção Preditiva, Engenharia e Tecnologia

A SKF faz o monitoramento diário de milhares de equipamentos rotativos e rolamentos. O escopo de trabalho da empresa engloba, ainda, revisão dos planos e gestão da lubrificação de equipamentos; monitoramento dos parâmetros físico-químicos de lubrificantes; coleta de dados técnicos sobre vibração e temperatura de equipamentos rotativos.

Outra parte importante da atuação da empresa é a repotencialização de rolamentos, que restaura a condição normal das peças, retornando-as aos seus estados originais. “Toda essa gama de serviços da SKF favorece tanto na redução da produção de resíduos quanto na contínua operação das máquinas e equipamentos dos nossos clientes, colaborando, desta forma, nos seus KPIs Operacionais. E, com o novo modelo de contrato, vamos possibilitar que a indústria mensure também os seus indicadores de sustentabilidade e atinja suas metas ambientais”, declara Alex Pereira, diretor industrial de Desenvolvimento de Negócios da SKF América Latina.

Contratos de serviços vigentes

De acordo com o executivo, essa é uma oferta adicional ao mercado. “O SKF Circular Service Contract será oferecido para toda a indústria de Mineração e, obviamente, podemos adequá-lo conforme a atuação e a necessidade do cliente”, reforça Alex.

Na América Latina, os contratos de serviço da SKF começaram há mais de 20 anos. “Hoje, a empresa possui mais de 150 contratos ativos na região, que atendem indústrias de Mineração, Petróleo & Gás, Papel e Celulose, Siderurgia, entre outras, para as quais presta serviços de manutenção preditiva, gestão de lubrificação, termografia e performance.