Proteção contra abrasão pode aumentar em até 50% a vida útil de equipamentos

Por Conexão Mineral 18/05/2017 - 09:55 hs
Foto: Quimatic Tapmatic

A abrasão, erosão ou corrosão causada pelo atrito com diversos materiais – entre eles, areia, argila e polpa de minério - reduz a vida útil de máquinas e equipamentos e causa uma série de prejuízos às mineradoras. De acordo com a fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic, é possível contornar este problema e aumentar em até 50% a vida útil dos equipamentos com a aplicação de revestimento epóxi de alta resistência sobre as superfícies metálicas.

Para esta proteção, a Quimatic Tapmatic recomenda o uso de Plasteel Diamantado 4:1.  “Fácil de aplicar pelos próprios profissionais das mineradoras, a camada protetora pode ser utilizada tanto para consertar superfícies já bastante desgastadas como para criar uma camada de sacrifício em equipamentos novos”, explica Jonas Guimarães, gerente Comercial da empresa.

Segundo o profissional, a manutenção corretiva ou preventiva com o produto evita a troca prematura de equipamentos e pode representar uma economia de até 80% às mineradoras. Indicado para uso em roscas transportadoras, volutas de bombas, carcaças em geral, curvas, shuts, entre outros equipamentos, conta com dureza similar à do diamante e deixa uma camada protetora a partir de 3 mm.

“A resistência do produto é tão elevada que a sua usinagem só é possível com velocidade baixa e pastilhas diamantadas”, ressalta Guimarães. “Outras vantagens são a modelagem da camada independentemente do formato da superfície; a resistência a altas temperaturas, de até 150°C com picos de 180°C; e o fato do produto não escorrer, podendo ser utilizado em planos verticais.”