Gerenciamento que reduz custos

Palestra apresenta os diferentes tipos de manutenção e as vantagens e desvantagens de cada

Por Conexão Mineral 07/04/2017 - 13:30 hs
Foto: CM
Gerenciamento que reduz custos
Norwil Veloso, consultor

O engenheiro mecânico e consultor Norwil Veloso, autor do livro Gerenciamento e Manutenção de Equipamentos Móveis, ministrou uma palestra técnica no Sobratema Workshop 2017 sobre gestão de manutenção, apresentando os tipos, suas aplicações, suas vantagens e desvantagens. “A manutenção preventiva, por exemplo, pode reduzir as paradas não programadas e alcançar uma diminuição de 20% no custo após um ano”, disse. 

Veloso enfatizou a questão da gestão de equipamento, que engloba a parte de manutenção, como uma forma de otimizar os resultados das empresas, porque ele diminui a ociosidade e otimiza os investimentos. “Ela pode reduzir, ainda, as despesas com locação de máquinas”. 

Entre os tipos de manutenção aplicadas no cenário atual, além da preventiva, Veloso comentou sobre a preditiva, que mede os parâmetros físico-químicos do equipamento para tomada de decisão do usuário, a manutenção Preditiva Total (TPM), que envolve toda a equipe nas atividades, a Manutenção Centrada na Confiabilidade (RCM), para preservação das condições dos equipamentos, inclusive após a correção de falhas, a Manutenção Lean (LCM), cuja análise envolve o mapeamento do fluxo ao longo de toda a cadeia de valor. 

Ainda em sua palestra, o engenheiro mecânico falou sobre engenharia de manutenção, gestão de ativos e a lubrificação e resumiu as práticas mais importantes no setor. “Precisamos gerenciar a frota para otimizar o investimento, buscar a qualidade de manutenção que aumenta a vida útil, procurar realizar a manutenção preventiva para diminuir as paradas não programadas e na lubrificação, impedir a contaminação”. 

 

Acesse a galeria de imagens dessa matéria (abaixo) para mais informações sobre a palestra.