Workshop debaterá práticas atuais de gestão de manutenção

Evento da Sobratema será realizado dia 05 de abril em São Paulo

Por Conexão Mineral 15/03/2017 - 16:05 hs
Foto: Sobratema
Workshop debaterá práticas atuais de gestão de manutenção
Evento ocorrerá no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo

As paradas não programadas e as quebras imprevistas de equipamentos e veículos em uma frota geram perdas e custos e podem diminuir a segurança na operação e acarretar em falhas, reduzindo a vida útil de componentes do sistema. Para evitar essas ocorrências, a gestão de frotas é uma das melhores maneiras para garantir a obtenção de bons resultados, incluindo o controle, monitoramento e gestão de manutenção.  

“É importante que manutenção e produção trabalhem unidas. Isso levará à política de gestão de ativos, que é o ideal a ser perseguido através de gerenciamento, equipes multifuncionais, análise de defeitos, engenharia de manutenção, entre outros”, avalia o engenheiro mecânico Norwil Veloso, consultor e autor do livro Gerenciamento e Manutenção de Equipamentos Móveis, que fará uma apresentação técnica sobre as práticas atuais de manutenção no Sobratema Workshop 2017, que ocorrerá no dia 5 de abril, em São Paulo.

Segundo Veloso, há uma série de práticas de gestão que vem sendo aplicadas, como, por exemplo, o TQM – Manutenção de Qualidade Total, que reúne todos os envolvidos – mecânicos, operadores, gestores e outros profissionais – na manutenção e no monitoramento, a manutenção centrada em confiabilidade, a manutenção lean e outras que foram desenvolvidas, principalmente no Japão. Além disso, há ainda as práticas decorrentes da ampliação da eletrônica embarcada.

Em sua apresentação no Sobratema Workshop 2017, Veloso falará também sobre a manutenção preventiva, que usa o tempo como parâmetro de periodicidade, e a preditiva, que utiliza o resultado das medições de parâmetros físicos, como temperaturas, pressões e vazões, e a análise de óleos para definir o momento das intervenções. “Ambas são realizadas com o objetivo de evitar a ocorrência de falhas potenciais. Elas se completam e são importantes para assegurar a preservação e produtividade dos equipamentos”.

Com o tema “Novas práticas de manutenção no cenário atual”, a programação do evento contará com mais duas apresentações: Luiz Gustavo R. de Magalhães Pereira, CEO do Grupo Tracbel, trará informações sobre cases na área de manutenção de equipamentos, e Silvimar Fernandes Reis, consultor em Gestão de Ativos do Grupo Galvão e do Grupo Mobibrasil e autor da obra Conversando com a Máquina, ministrará palestra sobre A Gestão da Manutenção e a Importância de seus Indicadores. A abertura ficará a cargo do presidente da Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração), Afonso Mamede.

O painel de debates, que será moderado por Claudio Schmidt, diretor executivo da Sobratema, terá a participação dos palestrantes e dos especialistas: Alisson Daniel, diretor da Escad Rental; David Rodrigues, CEO da Makro Engenharia de Movimento; Fernando Guimarães, diretor executivo da Viação Cometa S/A; Ivan Montenegro, diretor de Implantação e Operação da New Steel; Marcos Iwamoto Ferreira, da Embú S/A, e Pedro Buffoni, gerente de Suprimentos da Mobibrasil.

Informações: http://www.sobratemaworkshop.com.br