Atlas Copco coordena consórcio ligado ao desenvolvimento de minas Inteligentes e sustentáveis

Projeto europeu tem orçamento de € 16 milhões ao longo de três anos

Por Conexão Mineral 03/01/2017 - 08:00 hs
Foto: Atlas Copco
Atlas Copco coordena consórcio ligado ao desenvolvimento de minas Inteligentes e sustentáveis
Consórcio europeu é liderado pela Atlas Copco

A Atlas Copco Rock Drills AB foi nomeada coordenadora do Consórcio Europeu de Sistemas de Mineração Inteligente Sustentável (SIMS). Esta iniciativa da indústria minera é financiada pelo Horizon 2020, o maior programa de investigação e inovação da União Europeia, concebido para impulsionar o crescimento econômico sustentável e que tem apoio político dos líderes europeus. Para incentivar o crescimento do emprego e melhorar as práticas de mineração em todo o mundo, o Horizon 2020 lançou um apelo ao setor na Europa. Os que responderam ao desafio agora compõem um consórcio de 11 organizações da Suécia, Finlândia, Alemanha e Polônia.

Como coordenadora da iniciativa, a Atlas Copco será responsável pelo compartilhamento de informações com os membros do consórcio e com as partes interessadas externas, tais como clientes, políticos e sociedade em geral. Além da Atlas Copco, o consórcio SIMS é composto por ABB, Agnico Eagle, Boliden, Ericsson, KGHM Cuprum, K + S KALI, LKAB, Mobilaris, Luleå University of Technology e RWTH Aachen University. 

"As expectativas são altas, mas com um consórcio tão forte, temos a certeza que vamos conseguir", diz Mikael Ramström, Gerente de Projetos Globais Estratégicos e Alianças da Atlas Copco, que agora assume o papel de Coordenador de Projetos SIMS. A Atlas Copco será responsável por gerenciar o orçamento de € 16 milhões ao longo de três anos.

"Estamos muito orgulhosos de liderar este consórcio.É extremamente emocionante desenvolver este projeto vencedor, juntamente com os demais membros do grupo. Estamos ansiosos para a próxima fase", diz Andreas Nordbrandt, presidente da Divisão Subterrânea de Escavação da Atlas Copco.

Mudando a percepção pública da Indústria de Mineração

O consórcio SIMS está trabalhando para não apenas apoiar o crescimento econômico, mas também mudar positivamente a percepção da indústria de mineração como um todo. Com soluções inovadoras que se concentram em mineração segura, eficiente e ecologicamente correta, os membros do SIMS demonstrarão que as práticas sustentáveis ​​não são apenas desejáveis, mas essenciais para a transformação de operações rentáveis ​​de mineração.

Cada parceiro do consórcio SIMS irá demonstrar os seus avanços nas minas  localizadas em toda a Europa. A tecnologia demonstrada incluirá: comunicação 5G da Ericsson, controle de processo 800xA da ABB, sistema de posicionamento subterrâneo da Mobilaris e tecnologia de automação da Atlas Copco para mineração.

"SIMS é uma oportunidade fantástica e estamos ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com nossos parceiros para promover a inovação e a segurança na indústria de mineração", diz Morgan Rody, gerente de Projetos da Atlas Copco para a SIMS.

Para avançar mais no progresso da mineração sustentável, o trabalho do consórcio SIMS será todo documentado e os dados serão compartilhados não apenas na Europa, mas globalmente.