Perfuração controlada a 8.100 km de distância é novo recorde

Controlador operou da Suécia a perfuratriz Pit Viper 275 que estava nos Estados Unidos

Por Conexão Mineral 19/04/2018 - 21:01 hs
Foto: Epiroc/Atlas Copco
Perfuração controlada a 8.100 km de distância é novo recorde
Segurança do operador é um dos pontos positivos do controle a longa distância

Recentemente, a Epiroc, parte do grupo Atlas Copco realizou uma perfuração transcontinental com uma perfuratriz Pit Viper 275 no Texas, EUA, controlada à distância de mais de 8.100 quilômetros, a partir de Estocolmo, na Suécia. O teste foi um recorde na categoria e mereceu registro no Guinness World Records, além de provar que a tendência de máquinas autônomas em mineração veio para ficar. O recorde anterior pertencia à empresa de mineração BHP Billiton, com a solução Epiroc Pit Viper 271. Neste caso, a perfuração havia sido feita no oeste da Austrália a partir de um centro de controle em Perth a 1.300 km de distância.

A perfuração remota permite que o controle e operação sejam feitos a partir de grandes áreas metropolitanas, como demonstrado por este caso em Estocolmo. Isso amplia muito as possibilidades para uma mineradora em relação à mão de obra, pois não é necessário que os operadores das minas estejam no local. 

Outro aspecto que é significativamente melhorado é a seguranças. Os controladores ficam no conforto de uma sala de operações, longe dos perigos de riscos inerentes à perfuração. Ao mesmo tempo, conseguem visualizar inúmeros dados de monitoramento de performance, podendo tomar decisões mais rápidas e mais assertivas.

O único obstáculo era um certo atraso na transmissão de informações devido à grande distância, mas a utilização de uma rede de conexão terrestre de fibra ótica, permitiu que o equipamento respondesse quase que instantaneamente.