Mapa de criticidade é fundamental para definir a melhor manutenção

Por Conexão Mineral 06/04/2018 - 16:23 hs
Foto: Metso
Mapa de criticidade é fundamental para definir a melhor manutenção
Metso realiza quatro edições anuais do TTM, sendo duas para a área de agregados e duas para mineraçã

O setor industrial possui equipamentos de alta performance e complexidade, mas que estão sujeitos a falhas e quebras, gerando grande impacto na linha de produção. Por isso, a manutenção, seja  preditiva, preventiva ou corretiva, é um assunto sempre importante nas operações. 

Para saber qual tipo de manutenção é a ideal para cada produto, o mais importante é entender o mapa de criticidade de cada componente. Para chegar a estes dados é preciso desenvolver um processo de avaliação de cada componente do equipamento, analisando assim sua criticidade e definindo um procedimento de manutenção para cada um destes.

“Se o item é muito crítico e gera parada do equipamento por um período longo caso venha a falhar, por exemplo, então é necessário atuar forma preventiva. Para isso, o componente é substituído quando atinge o número de horas previsto de trabalho, independentemente se as tendências de falha ainda não foram detectadas”, explica Anderson Brini, vice-presidente de Vendas da Metso Brasil. “Assim é possível garantir que o equipamento estará sempre apto a operar com os KPIs desejados, como disponibilidade alta, capacidade adequada e dentro de custos definidos e aceitáveis”, completou.

Brini destaca que não é possível dizer que exista uma manutenção mais vantajosa que a outra, mas sim a condição do equipamento e sua operacionalidade, já que tudo está ligado ao desempenho para produção. “Se o equipamento não possui uma performance adequada, não está atendendo à capacidade de produção necessária ou está passando por seguidas falhas, por exemplo, os custos de manutenção são tão altos que não justifica tê-lo em operação”, afirma.

Para auxiliar o cliente com a melhor opção de manutenção, a empresa investe em diversas iniciativas. Uma delas é a campanha “Metso Tips”, um canal de comunicação digital com os clientes com dicas sobre como garantir uma boa conservação dos aparelhos. Além disso, a Assistência Técnica desenvolve um trabalho de treinamento e conscientização sobre a importância da manutenção nos equipamentos e os Key Accounts, responsáveis pelo atendimento do dia a dia, trabalhando com as empresas com o intuito de auxiliá-los junto às questões de manutenção das plantas.

Por fim, a companhia disponibiliza um treinamento periódico para os clientes que aborda as questões de manutenção, formas de prevenir, planejamento de manutenções, dentre outros temas. O Treinamento em Tecnologias Metso (TTM) possui quatro edições anuais, sendo duas destinadas ao público de agregados e duas para mineração. “Por meio destas ações conseguimos garantir que o cliente usufrua dos equipamentos que adquiriram da melhor maneira possível”, concluiu Brini.

TTM 2017