Kinross leva a identidade de Paracatu para seu estande na Exposibram 2026
A mineradora também destacou a ampliação da vida útil da mina para 2034
A mineradora também destacou a ampliação da vida útil da mina para 2034
Patrocinadora na categoria Ouro, a Kinross levou para a Exposibram um estande institucional com programação própria de debates e que celebrou o território de Paracatu. Na agenda durante o encontro, destaque para a participação do presidente Rodrigo Gomides em um painel no dia 25 sobre o mercado de minério de ferro, cobre e ouro. Neste ano, a Exposibram deve reunir cerca de 90 mil visitantes entre profissionais, empresas, governo, investidores, academia, imprensa e comunidades.
“A Exposibram é um espaço para dialogar com o setor e mostrar, com consistência, o que fazemos bem. Nossa convicção é de que o valor gerado pela mineração precisa se traduzir em desenvolvimento para as pessoas e para os territórios. Com isso, teremos uma prosperidade que permanece, mesmo quando o ciclo produtivo se transforma”, afirma Rodrigo Gomides, presidente da Kinross no Brasil.
Gomides, participou no dia 25 de agosto do painel “Discussão de mercado das principais empresas brasileiras: minério de ferro, cobre e ouro”. O debate reuniu executivos à frente de algumas das maiores operações minerais do país e discutiu o panorama atual e as perspectivas do setor.
Além de Gomides, o painel teve mediação de Ismael Daoud, gerente de vendas para a América Latina da consultoria Wood Mackenzie, e contou com a participação de Antonio Schettino, diretor de Operações do Salobo, na Vale Metais Básicos; Carlos Rodrigues de Campos Mello, CEO da CSN Mineração; e Thiago Toscano, CEO da Itaminas Mineração.
Extensão da vida útil da mina para 2034
Presente no Brasil desde 2005, a Kinross opera em Paracatu (MG) a sua maior mina em produção no mundo e responde por cerca de 22% da produção nacional de ouro, com produção da ordem de 600 mil onças por ano. A operação é o ativo mais relevante do grupo canadense Kinross Gold no país.
Entre os destaques que a companhia levou ao evento estão a extensão da vida útil da mina para 2034 (resultado de inteligência geológica e inovação responsável de processos), e os avanços em tecnologia, como a operação de perfuratrizes autônomas e o uso de analítica preditiva para segurança e produtividade.
Um estande que traduziu Paracatu
O estande da Kinross uniu sofisticação e acolhimento, com referências à empresa e ao território do qual faz parte. Mais do que expor, o projeto transformou um espaço de convivência da comunidade em uma experiência imersiva, que enxerga o território como uma rede viva de relações.
Entre os elementos que remetem a Paracatu, o estande contou com uma arquitetura inspirada na Praça do Rosário, símbolo do Centro Histórico da cidade, e o Espaço Integrar, que lembra o Coreto e foi o ponto de encontro para conteúdos e relacionamentos. Também foram expostos tecidos e bordados produzidos pela comunidade, reforçando identidade e pertencimento.
O estande da Kinross proporcionou uma experiência sensorial com aromas do Cerrado, doces típicos e sons da fauna local, além de espaços como o Café de Paracatu, a Estante de Mudas do viveiro da empresa e exposição de máscaras que refletem a “caretagem”, folclore das comunidades quilombolas de Paracatu. Os quitutes servidos foram produzidos pela comunidade quilombola de São Domingos.
A empresa é a maior contribuinte fiscal e o maior empregador privado da região de Paracatu, com cerca de 6,7 mil trabalhadores entre diretos e terceirizados, e mantém, há mais de uma década, programas de investimento social e cultural no município.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Gás natural tem o potencial de destravar o próximo ciclo de crescimento da mineração b...
Brasil e França aproximam empresas e instituições na disputa global por minerais críti...
Governo de SP lança painel mineral para fortalecer planejamento territorial da mineraçã...
Mineração Taboca homenageia a Amazônia em seu estande e lança Relatório de Sustentabi...
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em julho de 2026
Women in Mining Brasil - Quem inspira a mineração merece reconhecimento!