Máquinas Furlan integra sustentabilidade, tecnologia e pessoas para transformar a mineração
Empresa brasileira reforça protagonismo com práticas de gestão alinhadas aos ODS
Fornecedora de plantas completas para mineração, a Máquinas Furlan avança na pauta da produtividade sustentável, alinha ao tripé ESG. Fundada em 1962, na cidade de Limeira (SP), a empresa produz mais de 150 modelos de equipamentos, além de peças de desgaste e reposição para outras fabricantes, atendendo mineradoras de todos os portes no Brasil e no exterior.
“Na Máquinas Furlan, acreditamos que a nossa produtividade deve estar atenta aos impactos que causas. Valorizamos as pessoas, o meio ambiente e a ética; agora concretizamos esses compromissos em metas claras para continuar crescendo com responsabilidade”, afirma o CEO da companhia, Valter Furlan.
A agenda ESG está presente na estratégia de longo prazo da Furlan, com metas ambientais, sociais e de governança voltadas à competitividade e à geração de valor compartilhado. A meta ambiental da empresa, por exemplo, é limitar as emissões a 1,5 t de CO₂e (escopos 1 e 2) por tonelada produzida, operando com energia 100% hidrelétrica. Só em 2024, 5,4 milhões de kg de sucatas metálicas foram reaproveitadas e cerca de 70% dos resíduos da Divisão de Fundidos retornaram à cadeia produtiva, transformando-se em novos insumos. A certificação ISO 14001 está prevista até 2026.
Na dimensão social, a Furlan aposta na formação contínua, prevenção de acidentes e integração de novos colaboradores. A recém-lançada Universidade Furlan e a parceria com a Unicamp — mediada pelo CIESP Limeira — reforçam a cultura organizacional, promovendo sinergia entre as divisões da empresa. Já os programas comunitários apoiaram 36 iniciativas em 2024.
A governança é sustentada por um conselho ativo com membros independentes, manual de conduta ética, digitalização de processos e planejamento sucessório com apoio da Fundação Dom Cabral. A publicação de relatórios ESG também está nos planos da empresa para os próximos anos.
Tecnologia, reforma e economia circular na prática
Com investimentos de R$ 50 milhões até 2028, a Máquinas Furlan modernizou processos com a introdução de robôs industriais, impressão 3D e metas de conformidade com a NR-12. Os planos incluem ainda a busca pela certificação GPTW e avanços rumo à neutralidade de carbono após 2030, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 8, 9, 12 e 13).
Entre os diferenciais que conectam inovação à sustentabilidade, está o serviço de reforma de equipamentos — alternativa estratégica à substituição por máquinas novas. A Furlan realiza diagnósticos técnicos personalizados, mesmo sem o envio prévio dos equipamentos, garantindo agilidade e assertividade nas soluções. As reformas incluem aplicação de ligas especiais, substituição de peças, reforços estruturais e modernização tecnológica.
No modelo circular de usos de recursos, equipamentos usados também podem ser aceitos como parte do pagamento, reformados e disponibilizados para venda, aluguel ou empréstimo para os clientes. Ao unir tradição, excelência técnica e responsabilidade socioambiental, a Máquinas Furlan reafirma seu papel como parceira essencial para a mineração.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em julho de 2025
Women in Mining Brasil - Mentoria que transforma: seja um(a) mentor(a) da 2ª edição do Programa da WIM Brasil