Cooperação científica entre SGB e Perth Minerals avaliará potencial mineral do projeto Palmeirópolis
Parceria viabiliza aplicação conjunta de novas metodologias geocientíficas no Tocantins
Parceria viabiliza aplicação conjunta de novas metodologias geocientíficas no Tocantins
Foi realizada na sexta-feira (9/5), em Brasília, a cerimônia simbólica de assinatura de um acordo de cooperação científica entre o Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Perth Recursos Minerais Ltda. Esse evento é parte do processo de implementação do Projeto Avaliação do Potencial Mineral para Cobre e Metais Base no Brasil – Ação Palmeirópolis, iniciativa estratégica da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do SGB.
Participaram do ato o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira, e o CEO da Perth Minerals, Robert Michael Smakman. O projeto será executado no Depósito Polimetálico de Palmeirópolis, localizado no estado do Tocantins, e conta com a atuação integrada das divisões de Sensoriamento Remoto e Geofísica (DISEGE) e de Geologia Econômica (DIGECO).
Cooperação científica com foco em inovação metodológica
Durante a cerimônia, Valdir Silveira ressaltou que a parceria com a Perth Minerals representa um modelo inovador de cooperação entre o SGB e a iniciativa privada. “Estamos realizando testes com novas metodologias geocientíficas, algumas de interesse do próprio SGB e outras da Perth. É uma oportunidade para aplicarmos essas inovações em campo, em um ativo que ainda pertence ao Estado brasileiro, mas que está sob cessão da Perth Minerals”, explicou.
O diretor destacou ainda o caráter técnico-científico do acordo: “Esse é um trabalho conjunto, sem repasse financeiro entre as partes, mas com forte potencial de gerar conhecimento prático. Nosso papel é fazer pesquisa, e essa cooperação é um caminho para resultados que beneficiem tanto o projeto quanto o SGB, a empresa e, principalmente, o Estado brasileiro”.
Parceria de longo prazo e benefícios mútuos
O representante da Perth Minerals, Robert Smakman, celebrou a continuidade da colaboração. “Esse acordo entre o SGB e a Perth é, na verdade, mais um dos acordos que estamos fazendo, numa parceria que já dura cerca de quatro anos. É mais uma etapa dessa relação de confiança, que nos deixa muito felizes.”
Benefícios para todos
A iniciativa representa um avanço na articulação entre o setor público e a iniciativa privada para a produção de conhecimento geocientífico. O plano de trabalho prevê a atuação integrada das equipes técnicas das duas instituições, com foco no aprimoramento das metodologias aplicadas à pesquisa mineral no Brasil.
Essa cooperação interessa não apenas ao setor mineral, que se beneficia com dados técnicos mais robustos, mas também à sociedade civil, que ganha com a geração de conhecimento aplicado, o fortalecimento da infraestrutura geocientífica e o uso mais eficiente dos recursos naturais públicos.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Cooperação científica entre SGB e Perth Minerals avaliará potencial mineral do projeto...
Acordo entre Ibram e Finep estimulará investimentos em PD&I na indústria da mineração
Samarco oferece 700 vagas em cursos gratuitos para as comunidades vizinhas as suas operaç...
Protótipo de coletor passivo de nanopartículas detectará terras raras
Acordo entre Ibram e Finep estimulará investimentos em PD&I na indústria da mineração
Cooperação científica entre SGB e Perth Minerals avaliará potencial mineral do projeto...
CBA realiza Seminário Orientativo para reforçar a gestão de segurança de barragem na Z...
Protótipo de coletor passivo de nanopartículas detectará terras raras
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025
Women in Mining Brasil - Conexão Mineral e Women in Mining Brasil