Impulsionada pelo potencial em minerais críticos e estratégicos – essenciais à transição energética global –, a região Nordeste tem conquistado um protagonismo cada vez maior no setor mineral brasileiro. Com o objetivo de destacar a Bahia como um dos estados líderes deste processo, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) participa da 1ª edição da Expo Minera Nordeste, que iniciou na terça-feira (6/5) e acontece até a próxima quinta-feira (8/5), em Natal (RN).
Realizado pela Associação dos Engenheiros de Minas do Rio Grande do Norte (Aemirn), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação do Rio Grande do Norte (Sedec), o evento reúne participantes de diversos segmentos da mineração para discutir os principais desafios e oportunidades do setor. A geóloga e chefe de projeto da CBPM, Rejane Luciano, doutora em Geociências e Meio Ambiente, representou a companhia na cerimônia de abertura da 1ª Expo Minera Nordeste.
O evento acontece em um momento estratégico, em que o Nordeste se destaca na mineração nacional. Estados como o Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e, principalmente, a Bahia, têm demonstrado potencial crescente para ampliar sua participação no fornecimento de minerais críticos e estratégicos, essenciais para tecnologias verdes, armazenamento de energia, entre outras soluções para a descarbonização.
Fomento à mineração
O presidente da CBPM, Henrique Carballal, é um dos palestrantes do evento e apresentará a palestra magna de encerramento do evento, com o tema "O papel do Estado no fomento à mineração". “A Bahia tem muito a contribuir para esse debate. Sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues, estamos à frente de projetos que integram mineração e transição energética, com responsabilidade social e visão de futuro. Participar da Expo Minera Nordeste é uma forma de ampliar esse diálogo e fortalecer o papel estratégico do nosso estado neste processo”, afirmou Carballal.
Programação
Durante os três dias de programação, a Expo Minera Nordeste reunirá autoridades, empresários, pesquisadores e representantes da sociedade civil para discutir temas como geologia, novos projetos, políticas públicas, logística, sustentabilidade e transição energética.
Para o presidente da Expo Minera Nordeste, Caio Fernandes, a realização do evento reflete o crescimento do interesse do setor pelo potencial mineral da região, gerando novas oportunidades e consolidando o Nordeste como um polo estratégico para o futuro da mineração brasileira.
“Já contabilizamos mais de mil inscritos e temos representantes de 18 estados da Federação, isso mostra o quanto o Brasil inteiro está interessado e enxerga essa necessidade de discutir a mineração do Nordeste”, destacou o engenheiro de minas.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Perspectivas de expansão da produção de minerais estratégicos no país são positivas,...
Projeto Jurena da Keystone Mineração prevê investimento de R$ 200 milhões e deve gerar...
CBPM participa da Expo Minera Nordeste, realizada em Natal (RN)
B3 fecha parceria com ANM para conduzir leilões de áreas minerárias
Projeto Jurena da Keystone Mineração prevê investimento de R$ 200 milhões e deve gerar...
Perspectivas de expansão da produção de minerais estratégicos no país são positivas,...
CBPM participa da Expo Minera Nordeste, realizada em Natal (RN)
B3 fecha parceria com ANM para conduzir leilões de áreas minerárias
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025
Women in Mining Brasil - Conexão Mineral e Women in Mining Brasil