Parceria entre Serviço Geológico do Brasil e Mineratins vai impulsionar o setor mineral no Tocantins
O objetivo é ampliar o conhecimento geocientífico por meio de pesquisas em geologia, geoquímica e geofísica
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica e Científica (ACT) na terça-feira (18), na capital do Tocantins. O chefe do Núcleo de Palmas, Marcelo Ferreira, foi o representante do SGB na execução dessa parceria ao lado da presidente da companhia, Lina Ester.
Segundo Ferreira, “a parceria permitirá o desenvolvimento de projetos conjuntos, fortalecendo a colaboração entre o SGB e o estado tocantinense”. O objetivo é ampliar o conhecimento geocientífico por meio de pesquisas em geologia, geoquímica e geofísica, impulsionando o setor mineral no Tocantins.
Entre as iniciativas previstas, destaca-se um estudo inédito sobre a caracterização e aplicabilidade das rochas carbonáticas do estado, que orientará seu potencial e uso industrial. Além disso, será realizado o Estudo Geoeconômico do Tocantins, que fornecerá um diagnóstico das vocações e potencialidades minerais da região, bem como dos desafios a serem superados pelo setor.
Esse levantamento servirá de base para o planejamento estratégico de investidores, gestores públicos e sociedade civil, contribuindo para a descoberta, avaliação e aproveitamento sustentável dos recursos minerais da região.
A parceria reafirma o compromisso das instituições com o fortalecimento do setor mineral e o desenvolvimento econômico do Tocantins, atraindo investimentos nacionais e internacionais e gerando benefícios socioeconômicos para a população.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025
Women in Mining Brasil - Conexão Mineral e Women in Mining Brasil