Parceria da Vale e Green Energy Park entra em lista prioritária da iniciativa Global Gateway
Empresas buscam viabilizar a construção de planta de hidrogênio verde para abastecer um Mega Hub no Brasil para fabricação de produtos de baixo carbono voltados à indústria siderúrgica
Um projeto da Vale e da Green Energy Park (GEP) foi selecionado pela Comissão Europeia e pelos 27 Estados-Membros como uma das prioridades do Programa Global Gateway da União Europeia na categoria Clima e Energia. O projeto busca viabilizar a construção de uma planta de hidrogênio verde para abastecer um futuro Mega Hub no Brasil e faz parte da iniciativa “Parques de energia e corredores de navegação verdes do Nordeste do Brasil”.
O Global Gateway é uma iniciativa da União Europeia que busca comprometer até 300 bilhões de euros em investimentos globais entre 2021 e 2027. O foco é em projetos sustentáveis e de alta qualidade de investimentos em setores como digital, clima e energia, transportes, saúde, educação e pesquisa. Estes projetos visam reforçar parcerias estratégicas e promover a integração das cadeias de valor da UE com países parceiros.
“Ao incluir o projeto Vale-GEP em sua lista de prioridades, a União Europeia reconhece a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento da cadeia do hidrogênio verde e para a descarbonização da indústria siderúrgica mundial”, afirma Rogério Nogueira, vice-presidente executivo Comercial e de Desenvolvimento da Vale. “Ganhamos mais um impulso para atrair outros parceiros que nos apoiem na viabilização desse projeto, que consideramos fundamental para a economia de baixo carbono do Brasil.”
O projeto representa um marco importante no aprofundamento da cooperação entre a Europa e o Brasil e no avanço da transição energética. Foi proposto por iniciativa da Lituânia e aprovado como um dos projetos prioritários do Global Gateway da UE.
“A estratégia europeia Global Gateway e os seus projetos prioritários impulsionam investimentos em infraestrutura de elevada qualidade que reforçam a conectividade global, ao mesmo tempo em que se alinham com as prioridades da UE. Cria também oportunidades valiosas para as empresas lituanas e outras empresas europeias contribuírem para o desenvolvimento sustentável, bem como para cadeias de abastecimento resilientes e confiáveis em todo o mundo”, afirmou Kęstutis Budrys, ministro de Relações Exteriores da República da Lituânia.
A iniciativa também foi endossada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e recebeu um apoio político significativo, conforme explicado por Marian Schuegraf, embaixadora da Delegação da União Europeia no Brasil. “Empresas europeias e brasileiras, como Green Energy Park e Vale, lideram o desenvolvimento de soluções de descarbonização no Brasil. Apoiar estas iniciativas, ligando e reforçando as cadeias de valor de ambos os lados do Atlântico e para benefício mútuo, é uma prioridade para a UE no âmbito da Agenda de Investimento o Global Gateway”, afirmou Marian Schuegraf.
Para Bart Biebuyck, CEO do Green Energy Park, este é o exemplo perfeito de uma iniciativa que cumpre plenamente os objetivos do Global Gateway: “O Global Gateway é um instrumento que ajuda a financiar o tipo de cooperação que representa um ganha-ganha para a Europa e países parceiros como o Brasil. É exatamente o caso deste projeto”.
Anunciada em outubro de 2024, a parceria entre Vale e GEP está desenvolvendo estudos de viabilidade para a instalação de uma unidade de produção de hidrogênio verde no Brasil. O objetivo é que essa unidade abasteça um futuro Mega Hub - complexo industrial destinado à fabricação de produtos siderúrgicos de baixo carbono - no país.
O projeto Vale-GEP já havia sido incluído na Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos e para a Transformação Ecológica (BIP), anunciada pelo governo brasileiro e parceiros no ano passado, cujo objetivo é promover investimentos em transformação ecológica para descarbonizar a economia. Por isso, a relevância do projeto tem sido reconhecida tanto no Brasil quanto na Europa.
A Vale tem buscado ativamente parceiros para viabilizar a construção de Mega Hubs no Brasil. Nesses complexos industriais, a Vale fornecerá aglomerados de minério de ferro (pelotas ou briquetes), que servirão de insumo para a fabricação de “hot-briquetted iron” (HBI ou ferro-esponja), produto intermediário entre o minério de ferro e o aço.
Parques de energia e corredores de navegação verdes do Nordeste do Brasil
Esta iniciativa inclui vários projetos da Green Energy Park no Nordeste do Brasil, dos quais a parceria com a Vale se destaca como um exemplo único do grande potencial econômico da integração da cadeia de valor do hidrogênio em ambos os lados do Atlântico. O projeto aproveita as vantagens competitivas naturais do Brasil em termos de hidrogênio renovável, juntamente com o fornecimento de minério de ferro de alta qualidade da Vale no país. A produção de HBI verde no Brasil está preparada para abastecer os mercados europeus de aço verde, entregue através de corredores de transporte descarbonizados para vários portos na Europa.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025