Caminhão teleoperado 8x4 desenvolvido pela Scania, Hexagon e Fidens com foco em áreas de risco
Uma parceria entre Scania, Fidens e Hexagon resultou no lançamento do primeiro caminhão 8x4 teleoperado do Brasil, com foco na utilização em áreas de risco e descomissionamento de barragens. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), com base em dados oficiais, de fevereiro de 2019, mês seguinte ao rompimento da barragem em Brumadinho (MG), até abril de 2024, o número de barragens em descaracterização baixou de 74 para 52. A expectativa é que mais de 90% sejam descaracterizadas até 2027. O uso de veículo operado remotamente é uma exigência legal para esse tipo de obra.
O veículo é o Scania G 500 8x4 XT, com a tecnologia Hexagon para adaptação, instalação elétrica, câmeras e a cadeira remota de comando (ou cockpit) e a expertise da Fidens, tradicional prestadora de serviços de mineração, para o desenvolvimento e operação do veículo. A Casa Scania Itaipu é a concessionária responsável pela venda e apoio com sua estrutura nos estados de Minas Gerais e Pará.
O Scania G 500 8x4 XT Heavy Tipper é vocacionado para o trabalho fora de estrada, tem PBT técnico de 60 toneladas e motor de 500cv de potência. A nova solução para a mineração permite o aumento de produtividade, da segurança e da velocidade de operação, ainda ganho de eficiência e redução de quebras no árduo trabalho nas minas. Outro diferencial do produto é sair de fábrica com garantia e homologação da Scania.
O controle remoto do caminhão é feito por uma cadeira de comando (um cockpit que se assemelha a um simulador de direção), com a alta tecnologia da Hexagon equipada com câmeras e sistemas de telemetria para a total condução do veículo a quilômetros de distância. Não há um limite definido de onde a cadeira de comando está até o local do caminhão. É possível, por exemplo, o operador estar 30km longe. No caminhão, diversas outras câmeras e sensores ajudam o operador a fazer curvas, carregamento, descarregamento e demais ordens da direção comum no dia a dia do trabalho na mineração.
Mais produtividade e menor custo
“A Fidens trouxe e desenvolveu, em 1997, em conjunto com a Scania, o primeiro caminhão 8x4 da mineração brasileira. Em 2024, exatos 27 anos depois, agregamos a Hexagon a esta parceria e desenvolvemos o primeiro 8x4 teleoperado do Brasil. Acreditamos que este caminhão irá revolucionar os serviços de descomissionamento de barragens, atividade de grande importância na redução de riscos ambientais da mineração. Essa nova tecnologia trará mais produtividade, mais segurança na operação e menor custo”, afirma Thiago Frauches, diretor comercial da Fidens. “Estamos há 22 meses desenvolvendo esta nova solução, e chegou a hora de mostrar ao mercado.”
“Este é um divisor de águas para as minas brasileiras. Estamos moldando uma nova realidade, demonstrando com nossos parceiros como a tecnologia pode ajudar as minas a serem mais produtivas e atender à necessidade crítica de descomissionamento de barragens de rejeitos. Como o TeleOp é adaptável a outros modelos de caminhões, este é apenas o começo do que sabemos que será uma transformação altamente impactante e positiva para a indústria”, afirma Rodrigo Couto, presidente América Latina – Hexagon, divisão de Mineração.
“Essa solução de teleoperação vai beneficiar toda a comunidade. Eu costumo falar que essa é uma verdadeira iniciativa ESG, pois estamos nos preocupando com a segurança dos operários, com a menor emissão de poluentes e a diminuição no consumo de combustível. Ou seja, uma eficiência operativa. Além disso, estamos protegendo a comunidade próxima às barragens, numa operação muito mais segura e bem mais controlada”, explica Couto.
O HARD-LINE TeleOp serve como uma cadeira de comando virtual para o operador do caminhão, permitindo a navegação segura de veículos a quilômetros de distância. Graças às câmaras e sensores integrados na solução, os operadores podem realizar todas as tarefas normais de condução a partir da cadeira, posicionada num ambiente seguro semelhante ao de um escritório, mesmo a uma distância considerável. A comunicação mais rápida e direta da solução com o sistema de direção do caminhão significa que cada segundo perdido devido a atrasos nos sinais de comando se traduz diretamente em aumento de produtividade.
Grande potencial de negócios
"A Scania acreditou desde o primeiro momento neste projeto. O potencial de negócio do descomissionamento de barragens é enorme. Nos preparamos desde o início para atender da melhor forma a Fidens. A tecnologia da Hexagon é muito eficiente e estamos entregando em conjunto uma solução perfeita para este tipo de operação. O competente apoio da estrutura da Casa Scania Itaipu para suportar a Fidens será essencial”, diz Luciano Piccirillo, novo gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil. “O G 500 8x4 teleoperado passa a fazer parte do nosso portfólio de produtos para o mercado a partir de agora”, completa.
“O Scania G 500 8x4 XT Heavy Tipper teleoperado oferece a mesma robustez da linha tradicional fora de estrada da marca. O caminhão é igual ao mesmo que sai da linha de produção. O segredo está na interação da arquitetura Scania com os sistemas da Hexagon para a teleoperação. A tecnologia da Hexagon agrega câmeras para o monitoramento do veículo pelo operador, que pode estar a quilômetros de distância. O controle do caminhão é bem simples e transmite ao condutor toda a segurança e informações necessárias para a operação”, salienta Ivanovik Marx, gerente de Engenharia de Aplicações de Oferta de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. A solução das empresas oferece uma inteligência operacional para que o trabalho tenha o menor impacto possível para as pessoas, com um grande benefício do ponto de vista técnico e comercial para o cliente,diz Lucas Costa, gerente de Vendas da Casa Scania Itaipu.
“Estamos oferecendo todo o apoio necessário a esta parceria e prontos para atender todas as necessidades do segmento com este primeiro caminhão teleoperado 8x4. Acreditamos muito no potencial deste mercado aqui na região de Minas Gerais e estamos investindo cada vez mais em estrutura para suportar os clientes. Temos um portfólio completo de serviços para a mineração”, diz Costa. “Temos uma equipe dedicada para o atendimento ao segmento fora de estrada. Dessa forma, temos ainda mais conhecimento para oferecer a melhor solução ao cliente. Parabéns à Fidens e a Hexagon por esta parceria conosco e a Scania, e que venham outros desafios para surpreendermos o mercado.”
O pioneiro caminhão chega para aumentar a produtividade e a velocidade da operação não-tripulada. Hoje, a tecnologia oferecida no mercado tem capacidade de carga inferior e velocidade menor. “Essa solução no 8x4 diminui o tempo de resposta para o caminhão não perder nenhum sinal de comando, pois cada segundo de demora representa perda de produtividade”, explica Thiago Frauches, da Fidens. “A solução da Scania e da Hexagon tem uma comunicação mais direta e rápida com o sistema de direção do caminhão.”
“Outro ponto de enorme vantagem, foi fazer a parceria diretamente com o fabricante do equipamento, ou seja, com a garantia e a homologação Scania. É um diferencial no mercado o produto sair pronto de fábrica, com os engenheiros fazendo todo o processo de adaptação desde o “nascimento” na linha de produção. É uma ação em conjunto sem precedentes para a mineração no segmento 8x4”, revela o diretor da Fidens. “Já sai tudo integrado e com as corretas especificações.”
Soluções desenvolvidas pela Scania para o caminhão 8x4 teleoperado
O G 500 8x4 XT Heavy Tipper não-tripulado tem suspensão dianteira com capacidade de 22t, capacidade de 38t na suspensão traseira, desenvolve torque de 2.550Nm, a caixa de câmbio é a Opticruise GRSO935R, traz eixo RBP900 e freio auxiliar hidráulico Scania Retarder de 4.100Nm.
As soluções desenvolvidas pela Scania foram na coluna de direção com volante ajustável de ângulo, nova caixa de direção elétrica com sistema de direção servo assistida para o segmento e sistema de direção teleoperado com acionamento via correia, polias e suporte do motor elétrico da Hexagon.
Além de reforço na fixação do suporte do motor elétrico da Hexagon, acabamento nas capas da coluna de direção e de proteção do sistema de condução e do motor elétrico também da Hexagon. Outras providências necessárias foram a preparação e instalação do sistema de acionamento do bloqueio do diferencial, definição do local ideal para a instalação do suporte de antenas e câmeras, e, por fim, a preparação nos sistemas de freios e elétricos.
Assista nos vídeos a seguir demonstração do caminhão teleoperado no pátio da Fidens em Contagem (MG):
Link para o caminhão operando sem o condutor - clique aqui
Link para a sala de comando onde fica o operador - clique aqui
Link para o vídeo sobre o projeto - clique aqui
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