Usiminas divulga plano para redução de 15% na intensidade de emissões por tonelada de aço bruto

Por Conexão Mineral 28/03/2024 - 20:14 hs
Foto: Usiminas
Usiminas divulga plano para redução de 15% na intensidade de emissões por tonelada de aço bruto
Reforma do Alto-Forno 3, concluída no final de 2023, é parte importante da estratégia da empresa

A Usiminas divulgou ontem (27/3) o seu Plano de Descarbonização. A iniciativa é parte da agenda ESG (meio-ambiente, social e governança, da sigla em inglês) da companhia e busca reduzir a intensidade das emissões de gases de efeito estufa nas operações da empresa. O plano prevê uma redução de 15%, até 2030, na intensidade de emissões por tonelada de aço bruto produzido, considerando 2019 como ano base e a Metodologia World Steel Association WSA.

“A descarbonização não é apenas uma prioridade ambiental, mas também uma oportunidade para impulsionar a inovação, a competitividade e o crescimento sustentável de longo prazo”, destaca Marcelo Chara, Presidente da Usiminas.

A Usiminas estruturou o plano de descarbonização em quatro grandes eixos de atuação. O principal, já em andamento, é a eficiência energética. Nesse pilar, o destaque é a reforma do Alto-Forno 3, o maior da empresa, concluída no final de 2023. A renovação total do equipamento já vem trazendo ganhos no consumo de combustíveis e de produtividade, possibilitando redução de emissões de CO2. 

Ainda dentro do eixo de eficiência energética, a empresa seguirá promovendo o melhor aproveitamento dos gases do processo siderúrgico, como combustível, e avançando na gestão do consumo energético global em todas as operações, reduzindo perdas e otimizando processos. 

Os outros eixos preveem a otimização do mix de matérias primas dos processos, com aumento da utilização de sucata metálica na fabricação do aço; aplicação de biomassa em substituição parcial ao carvão e coque siderúrgico e maior utilização de energia renovável.