Ana Sanches toma posse na presidência do Conselho Diretor do Ibram

Cerimônia na sede do Instituto, em Brasília, formalizou a atual presidente da Anglo American como a primeira mulher a ocupar a presidência do Conselho

Por Conexão Mineral 21/03/2024 - 21:57 hs
Foto: Ibram
Ana Sanches toma posse na presidência do Conselho Diretor do Ibram
Posse da nova presidente do Conselho Diretor do IBRAM, Ana Sanches

Diante de centenas de convidados, entre autoridades e empresários de vários setores, Ana Sanches, presidente da Anglo American no Brasil, assinou o termo de posse no cargo de presidente do Conselho Diretor do Ibram na noite de 4ª feira (20/3), na sede do Instituto, em Brasília. Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo máximo do Conselho. Em seu pronunciamento, Ana Sanches destacou que a diversidade de gênero nas empresas e instituições não deve ser encarada como um embate entre homens e mulheres, em que todos perdem, mas, sim, uma união de forças: “juntos somos muito mais fortes. Esta é a força da diversidade, dos diferentes olhares.”

A nova presidente do Conselho Diretor também ressaltou a importância do Ibram para congregar a indústria mineral e agir na defesa dos interesses setoriais, bem como para expor a verdadeira mineração à sociedade, que é a que contribui para o desenvolvimento socioeconômico do país e é essencial para a vida humana e o futuro do planeta.  “A gente não vive em sociedade sem a mineração. Temos o dever de fazer mineração que gere recursos, renda, mas que tenha muita responsabilidade social, muita escuta, muita humildade com as comunidades onde estamos inseridos, muita vontade de fazer cada vez melhor e com mais responsabilidade com a transparência. A gente tem que colocar a cara para fora, tem que contar nossas histórias para as pessoas e é importante engajar coletivamente e esta é a força do Ibram que pode nos conduzir nesta jornada. Juntos somos mais fortes”.

O diretor-presidente do Ibram falou sobre a vinda de Ana Sanches ao Conselho Diretor: “Nosso rumo é voltado para o desenvolvimento, para a equidade, para o respeito às pessoas e preciso destacar a questão da diversidade. A Ana não está como CEO da Anglo American por outro motivo que não seja pela sua competência de 27 anos profissionalmente muito bem disciplinados, uma formação excelente em várias áreas do conhecimento, experiências em vários cargos nas empresas onde construir sua carreira. Por ser mulher, Ana é um símbolo também. Ibram tem 47 anos de existência e nunca tivemos uma mulher que nos representasse, somos um setor masculino”.

O vice-presidente do Conselho Diretor do Ibram , Ediney Maia Drummond, também reforçou o profissionalismo de Ana Sanches. “Sua nomeação não é um marco para só o Ibram, mas para toda a indústria mineral brasileira. Mostra a importância da diversidade e da inclusão em todos os níveis de liderança”, afirmou em seu discurso.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, aproveitou a oportunidade para dar um recado para o setor mineral na luta contra o garimpo ilegal. “Só vai combater o garimpo a mineração a mineração legal. O setor mineral precisa se mostrar para as instituições, para o povo brasileiro. Mostra o trabalho importante que é realizado”, afirmou. 

Também discursou o prefeito de Conceição do Mato Dentro e presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG).