Parcerias entre Governo do Piauí, Serviço Geológico e ANM vão ampliar estudos sobre potencial mineral na região

Por Conexão Mineral 30/01/2024 - 21:50 hs
Foto: Governo do Piauí/Sedramer
Parcerias entre Governo do Piauí, Serviço Geológico e ANM vão ampliar estudos sobre potencial mineral na região
Representantes do SGB e da Sedramer na reunião do último dia 23

Gestores da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento, Mineração e Energias Renováveis (Sedramer) se reuniram na semana passada (23//01), com representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) para discutir os termos do acordo de cooperação técnica entre a instituição e o Governo do Estado para a realização do diagnóstico do potencial mineral do Piauí.

O diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil, Francisco Valdir Silveira, explicou que o trabalho de mapeamento de minerais em solo piauiense já está sendo realizado e, em breve, será anunciado o prazo de entrega de todo o material.

“Viemos aqui para fazer acontecer, o Serviço Geológico já está articulando com a divisão responsável para, nos próximos dias, uma equipe aqui do Piauí definir essas datas e prazos de entrega dos produtos. Vamos deixar tudo bem estabelecido”, afirmou o diretor.

Valdir Silveira também destacou que novos projetos e parcerias com o Governo do Estado serão firmados. “Vamos traçar projetos que nas várias áreas de mineração, geologia, recursos minerais, remineralizadoras e de gemas, como a de opala de Pedro II, fosfato da região de Jacobina e outras áreas com potencial, para que o investidor veja que o Piauí está criando condições dele mitigar. O Piauí vai ser um estado atrativo para o setor mineral”, ressalta Francisco.

O superintendente da CPRM no Piauí, Jean Ricardo, ressaltou que o trabalho será entregue o mais breve possível para ajudar a alavancar o setor mineral e atrair riquezas para o estado.

A secretária da Mineração, Paula Sampaio, agradeceu a parceria e enfatizou a importância da conclusão do diagnóstico para a execução de projetos que vão atrair investidores para o Piauí.

“Estamos trabalhando neste processo desde julho do ano passado. Vamos, agora, firmar o termo de cooperação e essa reunião serviu para esclarecer todos os pontos necessários para o diagnóstico do nosso potencial mineral. Em breve, cumpriremos mais uma meta estabelecida pelo governador Rafael Fonteles”, completou a gestora.

Selo Mineração Sustentável

A Sedramer está firmando a parceria com o Serviço Geológico do Brasil, para uma atualização dos dados de todo o potencial de produção de minério no estado, e com a Agência Nacional de Mineração (ANM) para monitoramento das atividades em operação.

Para ampliar o trabalho de mapeamento mineral, o Governo do Estado, através da Sedramer, irá promover o Selo de Mineração Sustentável, que será concedido aos municípios que fornecerem informações para o levantamento de dados da situação da exploração mineral dentro do seu território. Eles receberão benefícios sociais, econômicos, de infraestrutura, entre outros.

Os municípios deverão fornecer informações como a quantidade de empresas estabelecidas, o mineral que cada uma explora, a quantidade de trabalhadores, o diagnóstico das comunidades afetadas com poluição, como o transporte e o escoamento de produtos é realizado, a destinação dos resíduos e o índice de desemprego do município.

“Queremos incluir os municípios e seus gestores no trabalho de mapeamento da exploração mineral do estado, com o objetivo de direcionar as atividades já existentes para uma exploração sustentável que vai beneficiar empresas, população e meio ambiente,” explica a gerente de Mineração e Energias Renováveis da Sedramer, Cândida Macêdo.

Os municípios certificados com o Selo de Mineração Sustentável poderão ser beneficiados com a implantação de obras estruturantes, projetos de apoio, capacitações e outros investimentos, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento, Mineração e Energias Renováveis.

A gestora da Secretaria, Paula Sampaio, destaca que o Selo é mais um compromisso estabelecido pelo Governador Rafael Fonteles. “O Selo é umas das iniciativas da Sedramer para cumprir o Compromisso de Políticas Públicas CG019 do Governo do Estado, que consiste em elaborar e implementar políticas de desenvolvimento do setor de mineração, com uso de tecnologias sustentáveis, mitigação de impactos ambientais e mediação de conflitos sociais.”