Epiroc lança dois modelos de perfuratrizes de superfície Pit Viper elétricas

Por Conexão Mineral 23/01/2024 - 21:14 hs
Foto: Epiroc
Epiroc lança dois modelos de perfuratrizes de superfície Pit Viper elétricas
Perfuratrizes de Superfície Elétricas Epiroc Pit Viper 231

A Epiroc lançou mundialmente os modelos Pit Viper 231 E e a Pit Viper 235 E, ampliando as opções elétricas de sua  linha de perfuratrizes de superfície. Segundo a empresa, os novos modelos oferecem a mesma produtividade, mas as versões elétricas trazem o benefício de zero emissões às operações de mineração, além de reduzir custos com manutenção.

Comparadas aos modelos a diesel, elas possuem menos partes móveis e, portanto, exigem menos trocas de peças, menos lubrificantes e toda a mão de obra associada a isso.

O custo total de propriedade também é impactado positivamente pela maior vida útil de motores elétricos, quando comparados aos movidos a combustíveis fósseis.

Por fim e não menos importante, a qualidade do ambiente de trabalho se beneficia de uma operação silenciosa, que somada ao padrão de ergonomia já característico das cabines da família Pit Viper, proporciona um rendimento muito maior do operador.

Sua capacidade de perfuração em passo único pode aumentar a eficiência em até 25% ao atuar em material macio, eliminando o tempo de troca de hastes e permitindo mais tempo de operação contínua. 

A Pit Viper 231 E pode perfurar diâmetros de 152 mm a 250 mm com profundidades de até 16,1 metros. Já o modelo 235 E entrega diâmetros de 171 mm a 270 mm.

Inúmeras possibilidades de automação também estão disponíveis, através da plataforma RCS (Rig Control System).

"A Pit Viper 231 E e a Pit Viper 235 E fazem parte de nossa vocação para criar perfuratrizes mais verdes que permitam aos nossos clientes produzir metais e minerais da maneira mais sustentável possível", afirma Yara Hussein, Gerente Global de Produtos para Perfuratrizes de Médio Alcance da Epiroc.