Projeto patrocinado pela Equinox Gold capacitou mais de 500 mulheres em três estados

Mulheres em Foco buscou qualificar mão de obra feminina para o mercado de trabalho na arte da fotografia e autoconhecimento

Por Conexão Mineral 15/01/2024 - 19:51 hs
Foto: Equinox
Projeto patrocinado pela Equinox Gold capacitou mais de 500 mulheres em três estados
No total, projeto atendeu 521 mulheres de seis municípios

Foram três meses de duração. Durante esse tempo, o projeto Mulheres em Foco buscou qualificar na arte da fotografia mulheres que residem nas áreas de influência das operações Equinox Gold. No total, foram 521 mulheres de seis municípios: Belo Horizonte, Contagem, Riacho dos Machados e Porteirinha, em Minas Gerais; Santa Luz, Barrocas e Teofilândia, na Bahia; e Godofredo Viana, no Maranhão.

Patrocinado pela Equinox Gold via Lei Federal de Incentivo à Cultura e com apoio das prefeituras onde foi realizado, o projeto é desenvolvido pela Numen Produtora e compreende de palestras sobre o Mercado de Trabalho e a Fotografia até oficinas de qualificação nessa arte. Com atividades teóricas e práticas, as aulas ensinaram técnicas básicas de fotografia artística para despertar o interesse das participantes para essa linguagem e incentivá-las a fazer os primeiros cliques, ao mesmo tempo em que reconheciam a sua própria beleza em um processo de autoconhecimento.

O Coordenador de Responsabilidade Social Brasil da Equinox Gold, Jauner Torquato, destacou que “essa foi uma iniciativa do grupo com foco em projetos de inclusão e diversidade e se soma a outras importantes iniciativas da empresa neste ano e que buscam contemplar o público feminino em todos os municípios onde a empresa opera”.

Segundo a diretora de produção da Numen, Bia Izar, “acreditamos no impacto positivo da fotografia e estamos empenhadas em capacitar mulheres em comunidades vulneráveis, proporcionando não apenas novos conhecimentos, mas também a chance de construir uma nova fonte de renda”.

Novas oportunidades

Para Arrivan de Santana Queiroz, de Barrocas (BA), 50 anos, o curso lhe deu ânimo para colocar em prática algo que almejava, mas que não tinha incentivo. “Hoje estou certa que vou desenvolver um novo trabalho com mulheres dando oportunidade de emprego. Já estou construindo um estúdio fotográfico que sempre sonhei”, destaca.

De acordo com Isabela Tainá Santana Silva, 16 anos, de Riacho dos Machados (MG), esse projeto deu oportunidades para as pessoas desenvolverem suas habilidades artísticas e expressarem sua criatividade, podendo ter novas oportunidades profissionais. “A fotografia é uma arte que pode transformar a vida das pessoas, despertando paixões e talentos”, afirma.

Ao final dos cursos, cada turma organizou e protagonizou uma exposição final que reuniu todos os registros. “Foram verdadeiras instalações de arte, ficamos muito impressionados com a qualidades das fotos, pela beleza na simplicidade e cotidiano retratado, mas também pelo alcance sofisticado que algumas fotos traziam. Ficou nítido o impacto positivo em cada uma dessas mulheres, o que trouxe à Equinox Gold uma enorme satisfação de dever cumprido”, acrescentou Jauner.