Epiroc recebe pedido de US$ 27 milhões da maior mineradora da Turquia

Mineradora é especializada em operações profundas e contrato ampliará sua frota já existente da marca

Por Conexão Mineral 04/01/2024 - 22:03 hs
Foto: Epiroc
Epiroc recebe pedido de US$ 27 milhões da maior mineradora da Turquia
A entrega está prevista para começar no primeiro semestre de 2024

A empresa de mineração Eti Bakır, localizada na Turquia, está adquirindo uma grande frota de jumbos de perfuração de face, perfuratrizes de produção, caminhões e carregadeiras da Epiroc para aplicações subterrâneas em uma nova mina de cobre e reforço das operações em outras minas já existentes.

O pedido tem um valor de cerca de MSEK 280* (aproximadamente 27 milhões de dólares americanos) com a entrega prevista para começar no primeiro semestre de 2024. 

"Ficamos felizes com a oportunidade de continuar apoiando a Eti Bakir a operar suas minas da maneira mais segura e produtiva possível", diz Helena Hedblom, Presidente e CEO da Epiroc.

As soluções para mineração subterrânea incluem jumbos de perfuração Boomer S2, perfuratrizes de produção Simba E70 S, carregadeiras Scooptram ST14; além de caminhões Minetruck modelos MT42 e MT436B com capacidades de carga de 42 e 32,6 toneladas métricas respectivamente. 

Todas as máquinas encomendadas contarão com o sistema de gerenciamento de frota da Epiroc, que permite o monitoramento inteligente do desempenho e produtividade da máquina em tempo real.

Os jumbos de perfuração de face incluem a solução de Controle Avançado de Lanças ABC Total (Advanced Boom Control) da Epiroc, que permite implementar planos digitais de perfuração controlando as lanças automaticamente.

O pacote de soluções da Epiroc para a Eti Bakir também inclui um teste do caminhão subterrâneo Minetruck MT42 SG, totalmente movido a bateria, na mina subterrânea de cobre de Kastamonu Küre, que produz anualmente 1 milhão de toneladas de minério bruto de cobre.

"Temos uma longa história de colaboração com a Epiroc, e em nossa nova mina de cobre em Elazig, escolhemos soluções da Epiroc cuja eficiência e desempenho conhecemos e confiamos já de nossas outras minas", diz Gökhan Zengin, Gerente de Máquinas da Eti Bakir. "Também estamos empolgados em avaliar o desempenho do caminhão de mineração Minetruck MT42 a bateria, que estaremos testando pela primeira vez na Turquia como parte de nossa abordagem de mineração sustentável".