De caminhão não tripulado a modelo digital de projetos: como a inovação pode salvar vidas na construção pesada

Andrade Gutierrez, construtora de Infraestrutura de grande porte, desde 2021 mantém o marco de não ter acidentes graves ou fatais em suas unidades

Por Conexão Mineral 20/12/2023 - 22:29 hs
Foto: Divulgação
De caminhão não tripulado a modelo digital de projetos: como a inovação pode salvar vidas na construção pesada
O 4.ZERO é um caminhão não tripulado, parceria com a Volvo e ACR

Em um setor onde a segurança é mandatória, a adoção de tecnologias inovadoras representa um avanço significativo para seu crescimento sustentável. À medida que as empresas da construção civil incorporam novas soluções em suas práticas diárias, a perspectiva da redução de acidentes e de ambientes de trabalho mais seguros se torna uma realidade palpável, capaz de estimular novos talentos da área. 

Muito se fala sobre a tecnologia aprimorar a eficiência, mas, mais importante é tê-la como salva-vidas no canteiro de obras. No momento da idealização de um novo projeto de construção, já é possível identificar as áreas que podem passar por melhorias pensando na segurança dos envolvidos. A Andrade Gutierrez, construtora de Infraestrutura de grande porte, atua fortemente por isso e, desde 2021, mantém o marco de não ter acidentes graves ou fatais em suas unidades.

Para atuar com segurança, principalmente em obras de maior risco no mercado de mineração e construção pesada, a companhia apostou no 4.ZERO, um caminhão não tripulado, parceria com a Volvo e ACR. O veículo é operado remotamente a partir de sete câmeras veiculares, e suas imagens são transmitidas para dois televisores no cockpit, a cabine de operação. Lá, um profissional treinado controla o equipamento remotamente com sinal de rádio a até 2 km de distância.

“A tecnologia anda de mãos dadas com o projeto de inovação da Andrade Gutierrez, que vem modernizando todas as obras. Desde 2018, com a criação do Vetor AG, nosso Programa de Inovação Aberta, a construtora traz as principais tecnologias do mercado para acelerar a Engenharia 4.0, e o caminhão é nossa aposta própria para integrar outras soluções, trazendo segurança e diminuindo riscos”, explica André Medina, superintendente de Inovação e responsável pelo Vetor AG, programa que já viabilizou 1,5 mil conexões com startups.

Com o foco de atuação em obras de mineração e infraestrutura, o 4.ZERO se destaca pelo menor tempo de resposta e alta assertividade, diminuindo o risco e trazendo confiabilidade e segurança.

Hoje, a AG também utiliza outras tecnologias avançadas, como o BIM, ou Building Information Modeling, uma representação digital de uma construção em todo o seu ciclo de vida; ou seja, desde a fase de projeto e planejamento até a construção e operação. O BIM permite uma gestão de obras mais eficaz, um planejamento de custos mais preciso e até permite identificar problemas antes mesmo do início da construção, revolucionando como os projetos são concebidos e executados.

Obras de sucesso

O Serviço de Infraestrutura à uma Mina Subterrânea localizada em uma região de difícil acesso, na cidade de Aripuanã, no Mato Grosso, é referência em ações inovadoras que não só salvam vidas, mas transformam a dinâmica do canteiro de obras. Para reduzir a exposição a perigos devido às declividades acentuadas, já em seu planejamento foram pensados cuidados especiais para as etapas de escavação e tombamento.

Essas ações resultaram na redução de risco de falhas mecânicas e operacionais, redução de exposição a trabalho em altura e melhor desempenho para a trabalhabilidade nos acessos. O aprimoramento das estruturas de acesso e a implementação de procedimentos seguros refletem a compreensão profunda da equipe sobre os desafios específicos enfrentados nesse ambiente único.

Medina explica que essa abordagem ainda resultou em economia de custo e prazos de execução otimizados. “A equipe conseguiu encontrar o equilíbrio essencial entre eficiência operacional e responsabilidade, estabelecendo um novo padrão para projetos de infraestrutura, que permeia para outras obras da AG”.