Projetos na área de mineração poderão contar com a inspeção acreditada

Procedimento busca acelerar a aprovação de projetos no Ministério de Minas e Energia e entidades vinculadas e garantir que cumpram as normas e regulamentos

Por Conexão Mineral 05/11/2023 - 22:37 hs
Foto: Samarco
Projetos na área de mineração poderão contar com a inspeção acreditada
Inspeção acreditada poderá auxiliar as análises de processos, agilizando as atividades

Para reduzir o elevado tempo que atualmente é empregado para a análise de processos e garantir a conformidade entre os documentos avaliados e os padrões e normas aplicáveis, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou em outubro a Portaria Normativa nº 70, que estabelece diretrizes para que a Pasta e suas entidades vinculadas utilizem a inspeção acreditada em empreendimentos de mineração no país.

A atividade de inspeção acreditada é o mecanismo pelo qual um órgão especializado, no caso um Organismo de Inspeção (OIA) acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) – atua para verificar se determinado processo está em conformidade com as normas, diretrizes e regulamentos previamente estabelecidos.

“A inspeção acreditada busca inserir a proteção que a acreditação fornece para melhor subsidiar a análise de processos de direito de lavra (exploração de recurso mineral), que hoje levam vários anos para serem analisados pela Agência Nacional de Mineração (ANM). A atividade tem o potencial de acelerar em muito as análises pelo Poder Público, conferindo mais segurança jurídica e celeridade à um setor da economia importantíssimo ao país”, declara o assessor especial da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Jefferson Carvalho.

De acordo com a Portaria, a inspeção acreditada poderá ser exigida como condição para tratamento em rito sumário de requerimentos apresentados ou obrigação regulatória a ser cumprida por agente regulado ou por terceiro que apresente requerimento. Além disso, o próprio Ministério e suas entidades vinculadas poderão contratar os serviços de inspeção acreditada para atividades auxiliares, instrumentais ou acessórias, como as de fiscalização e regulação.

A expectativa dos profissionais do segmento, é que em breve o MME publique um novo dispositivo com definições sobre os tipos e mecanismos de inspeção e diretrizes relacionadas à avaliação, definindo melhor seu escopo. “Ainda há também a necessidade de o tema ser regulado pela Agência Nacional de Mineração (ANM)”, explica o assessor especial da Abrac, Jefferson Carvalho.

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne as empresas responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas, inspeções e laboratórios de ensaio e calibração, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.