SIM 2023 traz quase 30 especialistas para evento exclusivo de mineração

Seminário Internacional Metso acontece na próxima terça, dia 7/11, no Museu da Gerdau e reúne palestrantes de 10 mineradoras, institutos ligados ao setor e imprensa especializada

Por Conexão Mineral 31/10/2023 - 22:10 hs
Foto: Metso
SIM 2023 traz quase 30 especialistas para evento exclusivo de mineração
SIM 2023 funcionará como um workshop com o tema “Construindo o futuro da Mineração”

A organização do Seminário Internacional Metso (SIM 2023) espera um público de mais de 120 profissionais que atuam diretamente em mineradoras na edição desse ano do evento, que acontece no Museu da Gerdau em Belo Horizonte. 

Em termos de conteúdo, o SIM 2023 funcionará como um workshop com o tema “Construindo o futuro da Mineração”, dividido em seis painéis temáticos e com cerca de 25 especialistas e executivos de vários níveis que ocupam cargos de liderança em suas mineradoras. 

Os painéis serão apresentados durante o dia 7 de novembro, intermediados por almoço e coffee break. O evento termina com um happy hour. A participação é gratuita, mas com convite prévio.

A organização mantém uma lista de espera, com convidados que trabalham exclusivamente em mineradoras. 

No total, o SIM reúne profissionais de 10 mineradoras diferentes, incluindo Anglo American, Nexa, Vale, J.Mendes, Appian, MRN, Samarco, Hydro, Kinross e AMG. 

Entre os temas discutidos está a inovação em mineração, painel coordenado por Leandro Rossi, do Mining Hub e participação de Patrícia Procópio (Hexagon), Saulo Rezende (Nexa) e Laender Azevedo (Metso).

O segundo painel tratará da eficiência energética em mineração, com a mediação de Nelson Valêncio (Brasil Energia) e participação de Talita Oliveira (Vale), Roberto Miranda (J. Mendes), Tony Lima (Appian), Cristiano Cobo (Anglo American) e Alan Boylston (Metso).

As práticas de ESG que impulsionam o crescimento da mineração é o tema do terceiro painel do SIM 2023, com mediação de Lilian Moreira (Conexão Mineral) e presença de Jéssica Naime (MRN), Karina Rapucci (Vale), Rolf Fuchs (Integratio) e Marius Verwoerd (Metso).

No painel 4, o mediador Ricardo Takeda (Metso) conversa com Sandra Moraes (IPT), Thiago Marchezi (Samarco), Aline Nunes (IBRAM) e Alexandre Freitas (Hydro). O tema envolve as tecnologias que aumentam a segurança das barragens. 

O painel especial sobre a cadeia de suprimentos na mineração traz Ailana Vilela (Samarco), Eduardo Magalhães (Kinross) e Rodrigo Pavan (Anglo American) e Luciano Cardoso (Appian), numa discussão conduzida por Rogério Rodrigues (Metso).

O último painel do dia reúne Claudia Diniz (Women in Mining), Fabiano Costa (AMG), Tony Lima (Appian) e Marcelo Motti (Metso). A discussão envolve o papel do Brasil como potência mineral e será coordenada por Francisco Alves (Brasil Mineral).

O SIM 2023 será aberto por duas palestras especiais: a primeira com a jornalista econômica da CNN, Thaís Herédia, que fala sobre perspectivas da economia para 2024, com um overview do setor mineral, e a segunda com o principal executivo da área de infraestrutura da consultoria A&M Infra, Marcos Ganut, que foca nesse segmento e na mineração brasileira. 


Agenda: SIM 2023 – 7 de novembro, a partir das 8h30

Local: Museu da Gerdau – Belo Horizonte

Inscrições: evento gratuito e fechado para profissionais com atuação no setor mineral. Para submeter sua inscrição (sujeita à aprovação), clique aqui e será redirecionado.