Epiroc amplia sistema de troca automática de bits para as perfuratrizes Pit Viper modelo 351

Também conhecido como ABC (Automatic Bit Changer), o sistema automatizado permite que os operadores troquem os bits sem sair da cabine, ou ainda, a partir do conforto e segurança de uma sala de controle

Por Conexão Mineral 31/10/2023 - 21:04 hs
Foto: Epiroc
Epiroc amplia sistema de troca automática de bits para as perfuratrizes Pit Viper modelo 351
Posicionamento do sistema de troca automática de bits facilita a manutenção na Epiroc Pit Viper 351

Após o feedback positivo dos clientes com a introdução do “ABC” na série de perfuratrizes de superfície Pit Viper 270 e 290, a Epiroc apresenta o Automatic Bit Changer, ou Sistema Automático de Troca de Bits para os modelos Pit Viper 351, capazes de perfurações de 207 mm a 406 mm com profundidades de até 19,8 metros em passe único e disponíveis em versões Diesel e elétrica.

O “ABC” permite a troca dos bits sem intervenção manual com a coluna de perfuração, utilizando automação de ponta e sistemas de controle avançados. Esta solução aprimora a segurança, eliminando a exposição a riscos de trabalho (Live Work Elimination).

"Estamos orgulhosos de lançar o ABC para as perfuratrizes Pit Viper 351 e continuar avançando em nossas estratégias de automação para transformar a indústria de mineração." – afirma Carla Chaname, Gerente de Produto para Automação de Máquinas na Epiroc.

O Sistema Automático de Troca de Bits utiliza um carrossel removível que comporta até quatro bits a bordo, oferecendo flexibilidade e versatilidade para diversas aplicações de perfuração de superfície. O design compacto e seu posicionamento inteligente maximizam o aproveitamento de espaço, além de permitir procedimentos de manutenção simplificados e mais seguros.

"A durabilidade dos consumíveis, juntamente com a velocidade do processo, aumentam o tempo de produção da máquina", complementa Matt Fosler, Gerente de Projeto de Engenharia na Epiroc.