Mineração Usiminas conquista Selo Ouro no GHG Protocol por seu inventário dos gases de efeito estufa

O trabalho vem sendo feito com uso de ferramenta que permite o mapeamento das fontes de emissão de GEE de uma atividade ou processo, seguida da quantificação, monitoramento e registro

Por Conexão Mineral 31/10/2023 - 21:55 hs
Foto: Mineração Usiminas
Mineração Usiminas conquista Selo Ouro no GHG Protocol por seu inventário dos gases de efeito estufa
Marina Magalhães e Yuri Azevedo, da Mineração Usiminas

Foi oficializada em 24 de outubro, em São Paulo, a certificação da Mineração Usiminas com o Selo Ouro no GHG Protocol. Essa conquista representa mais um passo importante na jornada ambiental da empresa, pois é o reconhecimento à qualidade do Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), sendo a descarbonização compromisso da Agenda ESG (da sigla em inglês, Ambiental, Social e Governança) da companhia. 

A Mineração Usiminas construiu um planejamento de longo prazo para tratar o tema. Nesse sentido, a companhia iniciou, em 2021, a elaboração do Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE). O trabalho vem sendo feito com uso de ferramenta que permite o mapeamento das fontes de emissão de GEE de uma atividade ou processo, seguida da quantificação, monitoramento e registro. A partir das informações obtidas, a empresa pretende desenvolver diretrizes para a redução das suas emissões.

Ainda em 2022, os dados apurados foram submetidos à auditoria. Já em 2023, o inventário foi inscrito no Programa Brasileiro GHG Protocol, obtendo agora o Selo Ouro, o mais avançado, concedido pela publicação do documento completo e verificado por órgão creditado e em conformidade com a norma ISO 14064.

“Essa é uma confirmação do nosso compromisso em ser uma empresa responsável em relação às questões climáticas e à nossa busca incessante de reduzir o impacto ambiental”, afirmou o gerente de Meio Ambiente da Mineração Usiminas, Yuri Azevedo. 

“O Selo Ouro Programa Brasileiro GHG Protocol certifica o nosso inventário corporativo pelo alcance do mais alto nível de qualificação e reforça nossa contribuição para o fornecimento de dados de emissões públicos e de qualidade para a sociedade através do Registro Público de Emissões. Temos compromisso com operações cada vez mais sustentáveis e seguiremos trabalhando nesse sentido”, destacou a gerente-geral de Sustentabilidade, Marina Magalhães. 

GHG Protocol

O método do GHG Protocol é um padrão de quantificação de emissões compatível com a norma ISO 14.064, que oferece uma estrutura de contabilização de gases de efeito estufa. Atualmente, esse programa é o principal padrão de reporte de emissões de GEE no Brasil e reconhecido como iniciativa de responsabilidade ambiental e climática. A base do Registro Público de Emissões possui mais de 1.100 inventários publicamente disponíveis e agrupa o maior volume deste tipo de informações no setor privado.