Tucano Gold conclui aquisição da Mina Tucano e produção de ouro será retomada antes do fim do ano

O retorno ocorrerá gradativamente, iniciando com o processamento do minério de baixo teor e depois com a retomada da lavra na cava AB, no início de 2024

Por Conexão Mineral 26/10/2023 - 22:10 hs
Foto: Tucano Gold
Tucano Gold conclui aquisição da Mina Tucano e produção de ouro será retomada antes do fim do ano
Todos os 7 corpos de minério a céu aberto possuem potencial para reservas subterrâneas de alto teor

A Tucano Gold Inc., nova sociedade constituída no Canadá, e a Mina Tucano Ltda. anunciaram a conclusão da aquisição da Mina Tucano e da Tucano Resources Mineração Ltda. Ambas fazem parte do complexo de mineração de ouro em Pedra Branca do Amapari, no Amapá, Brasil.

Segundo o comunicado da empresa, a Mina Tucano está totalmente construída, licenciada e pronta para voltar à produção. Foi um longo processo de compra e venda que passou por diversas etapas, incluindo a revisão e apresentação do plano de recuperação judicial, bem como a aprovação majoritária deste plano pelos credores da Mina Tucano, em 15 de setembro de 2023.

Nas últimas semanas, foi desenvolvido um plano para a retomada das operações. O gerente de Operações da Mina Tucano, Joter Siqueira, afirma que “esse retorno ocorrerá gradativamente, iniciando com o processamento do minério de baixo teor e depois com a retomada da lavra na cava AB, no início de 2024. Também está em andamento o planejamento para o desenvolvimento de mineração subterrânea no Urucum Norte”. Joter afirma ainda: “Esperamos que a retomada da mineração seja implementada por meio de um plano híbrido no qual parte da frota será própria e parte terceirizada. Isso permitirá custos operacionais mais baixos, equilibrados com menor investimento inicial”.

O CFO da Mina Tucano, Julio Carneiro, mencionou: “Temos um cenário muito favorável para a retomada das atividades de mineração na Mina Tucano, incluindo preços mais elevados do ouro e forte apoio da comunidade local, trabalhadores e empreiteiros que estão entusiasmados para voltar ao trabalho”.

Jeremy Gray, CEO da Tucano Gold, acrescenta: “Estamos orgulhosos de ter adquirido um ativo de classe mundial e esperamos trazer a Mina Tucano de volta à produção e desbloquear todo o seu potencial. Construir a Mina Tucano hoje com toda a sua incrível infraestrutura custaria pelo menos CAD 500 milhões e anos de trabalho duro”. Jeremy também declarou: “Gostaríamos de agradecer, também, a todos os acionistas da Tucano Gold que tornaram a aquisição possível e trabalharemos duro para garantir que seu investimento cumpra a promessa de uma vantagem substancial”.

Destaques do Projeto Tucano:

1,8 milhão de onças em recurso de ouro;

Instalação de processamento bem conservada de 10.000 toneladas por dia;

Pista de pouso moderna de aeronaves para acampamento de 200 pessoas;

Grande reserva na mina Urucum Norte, subterrânea;

Todos os 7 corpos de minério a céu aberto possuem potencial para reservas subterrâneas de alto teor;

Terreno altamente prospectivo de 2.000 km quadrados na “Guiana Shield”;

Apoio de governos locais, com licenças e autorizações em vigor.

Fonte: Tucano Gold