Sandvik conduz operação inédita de perfuração a 120 km de distância e a 1.200 m de profundidade

Empresa demonstrou a ação tele-remota, realizada pela primeira vez no Brasil, no Seminário de Mineração Bahia 2023

Por Conexão Mineral 26/10/2023 - 21:51 hs
Foto: Sandvik
Sandvik conduz operação inédita de perfuração a 120 km de distância e a 1.200 m de profundidade
O equipamento utilizado foi o fandrill Sandvik DL432i, que operava na mina Pilar

A Sandvik demonstrou sua tecnologia AutoMine® Tele-Remote de maneira inédita no Seminário Mineração Bahia, realizado entre os dias 25 e 27 de setembro em Juazeiro (BA). Durante a palestra “Operação tele-remota de perfuração de Jumbo e Fandrill”, ministrada pelo engenheiro de Controle e Operação, Matheus Oliveira, a empresa apresentou a solução inteligente que permite explorar o potencial da automação de equipamentos e, mais do que isso, mostrou ao vivo como ela funciona.

Para a demonstração, a Sandvik e a EroBrasil disponibilizaram uma estação de operação no palco, de onde um operador realizou manobras de perfuração. O equipamento utilizado foi o fandrill Sandvik DL432i, localizado a mais de 1200 metros de profundidade diretamente da mina Pilar, a 120 km de Juazeiro-BA.

Essa foi a primeira vez que uma perfuração tele-remota de equipamento subterrâneo foi realizada em um evento. A demonstração reforça como a tecnologia é eficiente, simples e comprovada, permitindo a remoção ou redução do número de operadores da área de perfuração e deslocamento de equipamentos.

Participação Sandvik no evento 

Na segunda-feira, dia 25, Sandino Leão, especialista de Vendas de Automação na Sandvik Mining and Rock Solutions, ministrou a palestra “Rastreamento de Pessoas”. A apresentação deu detalhes das modernas soluções de software Newtrax agnósticas, que são aliadas na melhoria da segurança nas operações de mineração. O rastreamento de pessoas e equipamentos pode ser conectado a qualquer infraestrutura de rede em uma mina subterrânea, possibilitando que os sensores nas lanternas e nos equipamentos enviem sinais de localização para a superfície, além de permitir o monitoramento da qualidade do ar e nível da água, entre outras possibilidades.

Além do estande, a empresa contou com uma sala com os tecnológicos simuladores de treinamento dos equipamentos Pantera DP1500i, a carreta de perfuração de superfície inteligente, e do fandril Sandvik DL432i.  Os visitantes testaram as soluções e conheceram de perto a tecnologia utilizada para treinar os operadores com segurança e em condições semelhantes ao ambiente operacional real. Os simuladores Sandvik permitem a construção de planos personalizados de treinamento, de acordo com as necessidades de cada colaborador.

Uma afiadora de bits modelo RG600 Pro também foi levada ao evento. A máquina é uma aliada dos clientes quando o assunto é a qualidade da afiação de bits em suas operações.