Votorantim Cimentos comemora 55 anos da fábrica em Sobradinho (DF)

Localizada na Região Administrativa da Fercal (DF), possui 250 empregados diretos e funciona 24 horas por dia

Por Conexão Mineral 19/10/2023 - 21:14 hs
Foto: Votorantim Cimentos
Votorantim Cimentos comemora 55 anos da fábrica em Sobradinho (DF)
Localizada na Região Administrativa da Fercal, fábrica reforça atuação no Distrito Federal

Uma empresa presente há décadas no mercado de materiais de construção da região Centro-Oeste, a fábrica da Votorantim Cimentos em Sobradinho comemora 55 anos neste mês de outubro. Localizada na Região Administrativa da Fercal (DF), possui 250 empregados diretos e funciona 24 horas por dia, sendo uma referência para a indústria cimenteira na região. No mês do seu aniversário, a fábrica celebra a trajetória com orgulho das origens industriais, mas empenhada em promover mudanças para reforçar a atuação no Distrito Federal e construir um legado positivo com clientes, fornecedores, empregados e comunidade.

Com uma produção completa na linha de cimentos, da marca Tocantins, além de argamassas e calcário agrícola, a fábrica da Votorantim Cimentos de Sobradinho segue padrões globais em ecoeficiência, utilizando no processo produtivo o coprocessamento. A tecnologia, empregada de forma pioneira pela companhia no Brasil em 1991, consiste no aproveitamento de pneus e biomassa para substituir parte do combustível fóssil na fabricação de cimento. Na fábrica de Sobradinho, são coprocessados pneus picados, moinhas, cavacos e palhas de arroz. Os fornos garantem a total eliminação térmica dos resíduos, sem comprometer a qualidade do produto final.

O foco na excelência operacional da fábrica está em sintonia com os Compromissos de Sustentabilidade da Votorantim Cimentos para 2030, que estabeleceu medidas para estimular a economia circular, a inovação e a redução da pegada ambiental. A diversidade, inclusão e o cuidado com a saúde, bem-estar e segurança também são pilares dos Compromissos que a Votorantim Cimentos de Sobradinho se orgulha de colocar em prática. 

Ao proporcionar um ambiente de trabalho ético e humano, a fábrica tem garantido um bom desempenho que é compartilhado por todos, contribuindo para a unidade seguir evoluindo com união e engajamento das pessoas. Entre os avanços da fábrica que é fruto da atuação em equipe está o alcance de mais de 800 dias sem acidentes; um recorde que reforça o Jeito de Ser VC, que valoriza o cuidado com a saúde e com a segurança antes dos resultados.

“A dedicação do nosso time, que trabalha com senso de dono e diálogo aberto, faz toda a diferença para superarmos desafios, tanto que celebramos mais um ano de atividades com esse feito na área de Segurança. É um marco que sem dúvida reverbera em toda a operação e que comprova a importância de cultivar valores inegociáveis para irmos além e evoluirmos tanto em nossos processos quanto como pessoas, dentro e fora da empresa”, afirma o gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Sobradinho, Claudiney do Carmo Batista, que ressalta ainda a conquista do indicador Classe A como referência máxima entre as fábricas da companhia com melhor desempenho operacional.

Trabalho em equipe e inclusão

Um dos profissionais que traduzem na prática o Jeito VC na fábrica de Sobradinho é o operador de Painel Central I, Geovane dos Santos, de 60 anos. Ele ingressou na empresa na década de 1980 como operador de Produção e hoje comanda todo o processo de fabricação, sendo responsável por coordenar desde os equipamentos de moagem de matérias-primas até os fornos que produzem cimento. Com 38 anos de carreira, Geovane orgulha-se por ter participado de mudanças adotadas pela fábrica, com a implantação de novas tecnologias e integração de sistemas para tornar a operação mais moderna, segura e eficiente.

“Entrei como um jovem sonhador, mas não imaginava que ficaria tanto tempo. Eu cresci porque tive muitas oportunidades de treinamento à medida que a empresa evoluía, além de ter aprendido com colegas de mais tempo de casa e com as lideranças. Isso me cativou e me fez seguir na empresa. Hoje, passo adiante o meu conhecimento porque quero contribuir para que outros profissionais progridam em suas carreiras”, afirma Geovane.

Elielza Vieira de Moraes, de 42 anos, também desenvolveu uma trajetória de evolução na Votorantim Cimentos de Sobradinho. Ela ingressou há 17 anos na empresa como ajudante de Manutenção e atualmente é técnica de Planejamento. Casada e mãe de três filhos, Elielza sente orgulho por ser respeitada como mulher e valorizada no ambiente de trabalho, contribuindo com a empresa em vários momentos desafiadores.

Durante a pandemia de Covid-19, por exemplo, Elielza manteve-se presente na fábrica e apoiou a liderança da área nas tomadas de decisão para garantir a continuidade da produção de modo seguro. “É muito gratificante trabalhar em uma empresa que investe na segurança dos empregados. Temos uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes atuante e sempre somos apoiados para mitigar os riscos em nossas atividades. Quando as pessoas se sentem seguras e motivadas elas conseguem realizar as suas atividades plenamente e aí o resultado vem. Estou feliz por fazer parte dessa trajetória e colher os frutos do bom desempenho da fábrica. É um mérito de todos”, disse.

Transformação Social

Além de construir um legado positivo com pessoas que participam do dia a dia da fábrica, a Votorantim Cimentos de Sobradinho também atua comprometida em promover o desenvolvimento local. Ao longo de sua trajetória, a fábrica implementou diversos programas que contribuíram para fortalecer a cultura, a economia e o desenvolvimento de pequenas cadeias produtivas e Organizações Não Governamentais. 

Em 2023, por exemplo, a Votorantim Cimentos de Sobradinho lançou pelo segundo ano consecutivo o edital para selecionar projetos de impacto social e ambiental para serem realizados na região. Lançado junto com Conselho Comunitário da Fercal, parceiro da fábrica em diversas ações, o edital foi destinado às instituições sem fins lucrativos com base comunitária, nas áreas de emprego e renda; meio ambiente e sustentabilidade; esporte; cultura e lazer e fortalecimento institucional das associações.

Além da seleção dos projetos locais, a Votorantim Cimentos de Sobradinho ofereceu ainda uma oficina de capacitação para a elaboração de projetos sociais e captação de recursos por organizações sem fins lucrativos. Outra iniciativa social realizada pela fábrica em parceria com o Conselho Comunitário é o projeto “Todo o Lugar tem uma História pra Contar”, do Museu da Pessoa. Entrevistas gravadas em vídeo com moradores foram registradas em um museu virtual com o intuito de preservar a identidade cultural e histórica das comunidades. As histórias também foram publicadas em livros didáticos para escolas da rede pública. O relato dos moradores está disponível no site: www.museudapessoa.net.

Já para impulsionar o desenvolvimento de pequenas cadeias produtivas, a Votorantim Cimentos apoiou a formalização de projetos por meio do Programa ReDes. Uma iniciativa realizada em parceria com o Instituto Votorantim e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Programa ReDes auxilia pequenos grupos produtivos a consolidarem projetos de geração de emprego e renda, proporcionando a inclusão desses negócios no mercado. Em Sobradinho, a Votorantim Cimentos ajudou a consolidar o projeto da Associação de Mulheres do PA Contagem, localizada na zona rural da Fercal. A Associação foi beneficiada com a construção da panificadora Flores do Contagem, que transformou em realidade o sonho de 56 associadas de ampliar a produção de panificados em um espaço completamente equipado. Ações na área de educação, de fortalecimento da economia local e de voluntariado também integram as iniciativas sociais promovidas pela Votorantim Cimentos de Sobradinho.


Geovane dos Santos construiu trajetória profissional sólida na fábrica de Sobradinho  (foto: Votorantim Cimentos)


Elielza Viera de Moraes ingressou na fábrica como ajudante de Manutenção e atualmente é técnica de Planejamento (foto: Votorantim Cimentos)