Metso traz especialistas internacionais para o SIM 2023

Evento acontece dia 7 de novembro em Belo Horizonte e vai discutir futuro da mineração, com painelistas de dez mineradoras e representantes do Ibram, Mining Hub e IPT

Por Conexão Mineral 18/10/2023 - 21:49 hs
Foto: Metso
Metso traz especialistas internacionais para o SIM 2023
As inscrições estão abertas para o SIM 2023

O Seminário Internacional Metso (SIM 2023) vai discutir o futuro da mineração, num encontro com mais de 100 profissionais do setor, convidados pela Metso. O evento terá seis painéis temáticos, com painelistas de dez mineradoras brasileiras, além de especialistas do Ibram, Mining Hub e IPT.

Entre os convidados internacionais estão Alan Boylston, vice-presidente de Engenharia de Processos de Cominuição da Metso, que vem dos Estados Unidos para o evento. Boylston vai falar sobre como a eficiência energética nas áreas de moagem e britagem pode favorecer as operações minerais. 

Segundo ele, a mineração atual precisa processar maiores volumes para compensar o decréscimo de nos teores dos depósitos e isso implica consumir mais energia. Para o especialista, é preciso identificar oportunidades de melhoria em todas as fases do processo, inclusive na adoção de tecnologias com maior eficiência energética. 

Boylston participa do painel de eficiência energética, ao lado de Talita Oliveira, da Vale; Roberto Miranda, da J. Mendes; Tony Lima, da Appian, e Cristiano Cobo, da Anglo American. 

Outro especialista internacional convidado é Marius Verwoerd, vice-presidente de Sustentabilidade da Metso. O executivo participa do painel sobre a agenda ESG e deve abordar, entre outros assuntos, a iniciativa Planet Positive, que envolve o fornecimento de equipamentos que atendem as demandas de redução de uso de água e de consumo de energia em plantas de mineração. 

Verwoerd fará companhia à Karina Rapucci, da Vale; Jéssica Naime, da MRN e Rolf Fuchs, da Integratio, no terceiro painel do SIM 2023. 

Veja abaixo a programação preliminar do SIM 2023:

Painel 2 - Eficiência Energética na Mineração

As operações mineiras precisam ser cada dia mais eficientes energeticamente, cumprindo os KPIs de produção, redução de energia, emissões de CO2 e principalmente, segurança. Cada etapa do processo é responsável por garantir resultados significantes para a operação. 

Nelson Valêncio – Canaris - Mediador

Talita Oliveira, Vale

Roberto Miranda, J Mendes

Tony Lima, Appian

Cristiano Cobo, Anglo American

Alan Boyslton, Metso

Painel 3 - Práticas de ESG que impulsionam o crescimento

A implementação das iniciativas de ESG geram mais valor e crescimento para as mineradoras, enquanto cria laços mais fortes com a comunidade e cuidado com o meio ambiente. Discutiremos os obstáculos que mineradoras enfrentam para ter um ESG realmente eficiente e como as tecnologias podem ser parceiras nesse caminho.

Lilian Moreira, Conexão Mineral – Mediadora

Jéssica Naime, MRN

Rolf Fuchs, Integratio 

Karina Rapucci, Vale

Marius Verwoerd, Metso


SIM 2023 – Estamos construindo o futuro da mineração 

Exclusivo para profissionais de operação mineral 

Data: 7 de novembro – 8 – 18h – gratuito, com coffee break e almoço. 

Inscrições sujeitas à aprovação:  clique aqui

Local: Museu da Gerdau – Belo Horizonte