Digitalização na mineração: como a tecnologia tem impactado o setor

Por meio da digitalização, as mineradoras passam a ter capacidade e autonomia para prever erros, agendar manutenções e se adaptar a mudanças não programadas

Por Conexão Mineral 18/10/2023 - 20:55 hs
Foto: Andritz
Digitalização na mineração: como a tecnologia tem impactado o setor
Os filtros prensa da Andritz são equipados com o sistema de controle Metris addIQ

Desenvolver tecnologias para automação e troca de dados, com foco na minimização de falhas, melhoria da eficiência e produtividade dos processos. Esses são os principais objetivos da digitalização aplicada ao mercado de mineração. O processo é apontado como uma forte tendência, de acordo com um estudo global realizado no ano de 2023 pela empresa de auditoria e consultoria empresarial Deloitte.

Por meio da digitalização, as mineradoras passam a ter capacidade e autonomia para prever erros, agendar manutenções e se adaptar a mudanças não programadas. Este é o cenário na Itaminas, empresa de extração de minério de ferro localizada em Minas Gerais (MG), que utiliza os filtros prensa da Andritz, equipados com o sistema de controle Metris addIQ. Com o uso dessa tecnologia, os equipamentos permitem que a mineradora saiba, em tempo real, os dados de operação, capacidade produzida em cada ciclo e produção do dia.

“Antes da solução da Andritz, não sabíamos qual o ciclo em que precisava ser feita a limpeza dos filtros, por exemplo. Hoje, por meio das informações do sistema de controle Metris addIQ, a gente sabe que quando a lona chega aos 50 ou 80 ciclos, é preciso realizar a lavagem desse material. Além disso, essa ferramenta é importante para medirmos a densidade da alimentação do espessador e da polpa, para que a filtragem seja feita corretamente, de forma segura e sempre sustentável”, afirmou o gerente de processo de filtragem da Itaminas, Jonathan Izidro.

A tecnologia utilizada também conta com o acesso remoto, onde é possível fazer a coleta e armazenamento de dados para um controle preciso do processo e manutenção do equipamento.

“O grande diferencial do sistema de controle Metris addIQ está nas soluções digitais e serviços. Agregamos funções e recursos baseados em software com o intuito de garantir uma maior disponibilidade do equipamento, fornecer informações confiáveis para manutenção preditiva, antecipando-se às falhas e trazendo informações relevantes para a operação ou à planta de modo que se planeje para uma manutenção.”, explicou o gerente de automação e digitalização da Andritz, Hercilio Garcia.

O uso da tecnologia e da digitalização de processos é uma aposta brasileira para os próximos anos. Recentemente, o governo anunciou que dará prioridade a uma política de neoindustrialização, que inclui o maior programa de produtividade e digitalização da história do país voltada para aumentar a produtividade de pequenas e médias empresas da indústria. Os resultados obtidos por diversos segmentos, incluindo o da mineração, corroboram para que o investimento seja aplicado no mercado.