Resíduos das operações de Onça Puma vão gerar fertilizantes de baixa emissão de carbono

Vale Base Metals e BluestOne assinam acordo de longo prazo para reaproveitar resíduos no Brasil e alavancar mineração circular 

Por Conexão Mineral 11/10/2023 - 20:59 hs
Foto: BluestOne
Resíduos das operações de Onça Puma vão gerar fertilizantes de baixa emissão de carbono
Contrato prevê compra de 50 mil toneladas/ano de resíduos das operações de Onça Puma, no Pará

A Vale Base Metals assinou, em 3/10, um Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) não-vinculante com a BluestOne, empresa brasileira líder em transformação de resíduos em soluções para agricultura. Pelo acordo, serão fornecidos mais de 50 mil toneladas por ano de escória da refinaria da mina de Onça Puma, no Pará, pelos próximos dez anos, reduzindo assim, o impacto ambiental da operação da mineradora. Dentro de dois anos, a BluestOne irá iniciar a construção de uma fábrica próxima à mina de Onça Puma para produzir fertilizantes minerais, mais eficientes em termos de emissão de carbono, e com ampla utilização no setor agrícola.

Também foi estabelecido que as duas empresas irão trabalhar juntas para estudar novas oportunidades de economia circular para o tratamento e reaproveitamento de outros resíduos vindos de Onça Puma e de outras operações da Vale Base Metals em todo o mundo. Potencialmente, o MoU permite reforçar a produção de níquel reciclado da BluestOne, reaproveitado de resíduos em todo o mundo.

O acordo também prevê a cooperação entre a Vale e a BluestOne para explorar parcerias adicionais de sustentabilidade, como a utilização do fertilizante gerado a partir da escória para a produção de biomassa.

"Mineração circular é peça-chave em nossa estratégia de sustentabilidade e em nosso roadmap de tecnologia. Este acordo e a escalabilidade da tecnologia da BluestOne apoiam nossa ambição de capturar valor do que historicamente tem sido tratado como resíduo, ao mesmo tempo em que reduz nosso impacto ambiental, como parte de uma abordagem mais ampla para a mineração circular", diz Deshnee Naidoo, CEO da Vale Base Metals.

“A BluestOne nasceu tendo a economia circular em seu DNA e a sustentabilidade como sua razão de existir. Esta parceria de longo prazo com a Vale Base Metals nos enche de orgulho, pois representa um marco significativo para o avanço global da nossa missão de desenvolver novas soluções de mineração verde e na promoção de iniciativas de preservação da biodiversidade, educação e recuperação ambiental", comenta Marcelo Carratú, cofundador da BluestOne.