Anglo American doa 57 mil bloquetes desenvolvidos com rejeitos do Minas-Rio

Ao todo, serão doados 230 mil bloquetes até o fim deste ano para Alvorada de Minas

Por Conexão Mineral 09/10/2023 - 21:17 hs
Foto: Anglo American
Anglo American doa 57 mil bloquetes desenvolvidos com rejeitos do Minas-Rio
O projeto passou por períodos de estudos e testes ao longo de 2022 e 2023

A Anglo American realizou, em 05/10, a doação de 57 mil bloquetes ao município de Alvorada de Minas, na região Central de Minas Gerais, que servirão para calçamento de um trecho que dá acesso ao distrito de Itapanhoacanga. O número corresponde ao primeiro lote de entregas do projeto desenvolvido pela companhia para utilização de rejeitos do empreendimento Minas-Rio.

Implementada no âmbito do Plano de Mineração Sustentável da Anglo American, a iniciativa dá aplicação sustentável aos rejeitos da mineração. “Esse projeto de produção de bloquetes é uma alternativa às soluções tradicionais, com ganhos ambientais e incentivo à economia circular, em que os resíduos de uma indústria servem de matéria-prima para outra atividade”, explica Tiago Alves, gerente de Meio Ambiente da Anglo American. 

O projeto passou por períodos de estudos e testes ao longo de 2022 e 2023, até o início da produção dos bloquetes no segundo semestre deste ano. A fabricação dos bloquetes é feita em parceria com uma fornecedora local da região do Serro. A iniciativa conta ainda com apoio da empresa Terraço, que realizou o transporte dos materiais utilizados de forma voluntária. 

“Além de favorecer o meio ambiente, o projeto busca contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades que acolhem a nossa operação, em alinhamento ao nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, ressalta Claudiana Souza, coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Anglo American.  

“A utilização de bloquetes produzidos com resíduos da mineração se mostra segura, resistente e durável, contribuindo com a qualidade ambiental das regiões, a melhoria da infraestrutura e a economia local”, completa Ana Carolina Matias, engenheira responsável pelo projeto. 

Ao todo, serão doados 230 mil bloquetes até o fim deste ano para Alvorada de Minas. A Anglo American tem a expectativa de, futuramente, expandir a ação, beneficiando outras regiões do Minas-Rio. “Agradecemos à Anglo American pelo excelente trabalho realizado em favor do nosso município. Com esse projeto de aproveitamento dos rejeitos da mineração, a população terá mais conforto e tranquilidade em seus deslocamentos nas vias públicas”, afirma o prefeito de Alvorada de Minas, Valter Costa.