Bamin divulga relatório de sustentabilidade elaborado conforme normas da GRI

Por Conexão Mineral 03/10/2023 - 20:08 hs
Foto: Bamin
Bamin divulga relatório de sustentabilidade elaborado conforme normas da GRI
Em 2022, a empresa conquistou a certificação como empresa GPTW

Pela primeira vez em sua história, a Bamin divulga o Relatório Anual de Sustentabilidade, referente ao ano de 2022. “Trata-se de marco na qualificação das informações de sustentabilidade da empresa, que endereça as principais preocupações dos nossos stakeholders”, comenta Rosane Santos, Diretora de ESG, Relacionamento com Comunidade, Meio Ambiente e Comunicação Corporativa da Bamin. 

O Relatório de Sustentabilidade anual da Bamin, elaborado conforme as normas da Global Reporting Initiative (GRI), e divulgado nesta semana, enfatiza os movimentos estratégicos adotados pela empresa, oportunidades e compromissos assumidos no período. Destacam-se os números de produção da Mina Pedra de Ferro, localizada em Caetité, na Bahia. Em 2022, a empresa movimentou 5 milhões de toneladas de minério de ferro e outras litologias nas atividades de pre-stripping e alcançou uma aderência de 99,9% ao patamar de qualidade estabelecido para o produto premium do minério da empresa no mercado. 

Outro destaque é o número de solicitação de lavra para exploração mineral. No último ano, foram registradas mais de 300 autorizações, o que representou um crescimento de 600% em relação a 2021.    

Mais um ponto que merece reconhecimento foi o processo de due diligence realizado no Trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), com avaliação do ativo para início das obras neste ano.  

Colaboradores 

O relatório aponta que a empresa fechou o ano passado com 6.702.319,1 horas-homem trabalhadas, sem nenhum acidente com afastamento desde outubro de 2019 no Projeto Integrado Pedra de Ferro, composto pela Mina Pedra de Ferro, FIOL 1 e Porto Sul. 

Em 2022, a atuação da companhia resultou em diversos prêmios e participações em importantes rankings do setor de mineração. Um dos destaques foi a conquista da certificação pela Bamin como uma empresa GPTW. O reconhecimento foi atribuído à cultura de integração da companhia, que preza pela qualidade do tratamento dado aos seus colaboradores, pelo respeito que as lideranças têm pelos liderados e pelo sentimento de boa acolhida que todos sentem na organização. 

“O cuidado com as pessoas, o meio ambiente e o desenvolvimento da Bahia estão no DNA da Bamin.  Queremos ser reconhecidos por isso. Este relatório é importante não apenas para falarmos do propósito da nossa companhia, detalharmos a construção e a operação do nosso Projeto Integrado, mas principalmente para reforçarmos nosso compromisso com um futuro mais sustentável”, comenta Eduardo Ledsham, CEO da Bamin. 

Atuação socioambiental 

A empresa evoluiu nos seus programas sociais e ambientais, com destaque para o Projeto Canteiro Escola, uma parceria com o Senai para promover a qualificação da mão de obra local com a oferta de cursos profissionalizantes; e o Projeto Transformar, que promove o empreendedorismo de grupos produtivos das comunidades locais.  

No que diz respeito à gestão socioambiental, a Bamin  iniciou a contratação de um software para gerenciar a conformidade com as licenças e requisitos legais dos seus empreendimentos, o Licentia, que teve sua implementação em 2023. 

No ano passado se associou ao CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) e aderiu ao Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas).