Komatsu cria curso de capacitação para soldadores em parceria com Senai

Iniciativa surgiu com a crescente demanda na região Norte e a dificuldade de encontrar profissionais no mercado

Por Conexão Mineral 29/09/2023 - 12:42 hs
Foto: Komatsu
Komatsu cria curso de capacitação para soldadores em parceria com Senai
O programa exige que os candidatos sejam maiores de 18 anos

Com o objetivo de aumentar em 20% seu quadro de soldadores até o final do ano, a Komatsu, fabricante de equipamentos para os segmentos de mineração, construção e florestal, deu início ontem à primeira turma do Programa de Imersão Komatsu (KIP) Soldadores. A cerimônia ocorreu na parte da manhã, no Senai.

Segundo Túlio César Ourique dos Santos, gerente sênior de Operações Norte da Komatsu, o mercado vem demandando uma qualificação maior dos soldadores e tem sido difícil encontrar profissionais prontos no mercado, daí a criação do programa e da oferta de uma boa base de conhecimento aos interessados, que poderão trabalhar na empresa. “Estamos construindo uma nova unidade de reforma de implementos em Parauapebas e precisaremos de mais soldadores para atender à crescente demanda dos nossos clientes no Norte”, explicou. “Esses profissionais realizam todos os serviços de solda recomendados pela Komatsu, dos mais simples aos mais complexos, tanto em campo quanto nos centros de reparo da empresa”, completou. 

Atualmente, 129 pessoas ocupam o cargo de soldador na Komatsu em Parauapebas e com os novos alunos esse número deve checar a pelo menos 150. Para o programa, 20 pessoas, entre homens e mulheres, foram selecionadas, de um total de 1.967 inscritos para o curso, que terá a duração de 15 meses e 200 horas de aulas ministradas. O Senai ministrará as aulas teóricas e práticas.

“O KIP Soldadores é um novo programa Komatsu, que usa a metodologia do KIP tradicional que tem foco nas áreas de mecânica e elétrica. Como elemento inovador do KIP soldadores, temos a intensa atividade prática em laboratório, que proverá uma entrega ao mercado, de profissionais com habilidades que atendam às necessidades da indústria. Em outras palavras, entregaremos profissionais mais bem qualificados e prontos para atuarem na linha de produção”, reforça Ideraldo Soares, gerente de Treinamento técnico da Komatsu.

O programa exige que os candidatos sejam maiores de 18 anos e tenham o Ensino Médio completo. Quem participa do curso recebe uma bolsa-auxílio de R$ 500,00 e sai apto a executar a função de soldador.