Moagem requer equipamentos produtivos e peças de maior durabilidade

Por Conexão Mineral 26/09/2023 - 19:39 hs
Foto: Furlan
Moagem requer equipamentos produtivos e peças de maior durabilidade
Catálogo da Furlan apresenta mais de 150 modelos de equipamentos

A etapa de moagem na mineração requer um olhar focado no custo-benefício. Na escolha do fornecedor dos equipamentos, as empresas buscam projetos personalizados, que se adaptam às suas necessidades, para ter a garantia de que as máquinas operarão dentro da produtividade projetada. 

A durabilidade das peças de desgaste também pesa na decisão. A redução no número de paradas não programadas e a facilidade de manutenção influenciam os resultados.

As indicações do cenário ideal para a moagem nas plantas são feitas pelo coordenador de Suporte a Vendas da Máquinas Furlan, Marcos Denardi. Com mais de 60 anos de experiência no mercado, a Máquinas Furlan é especializada em fornecer soluções completas para o beneficiamento de minério. 

O catálogo da Furlan apresenta mais de 150 modelos de equipamentos, incluindo moinhos de bolas/barras, de martelos e de rolos. Sua unidade em Limeira (SP) também produz peças de desgaste e reposição tanto da marca própria como de outros fornecedores nacionais e internacionais.

Esse portifólio permite ofertar ao mercado máquinas robustas, as quais primam pela durabilidade e pelo excelente desempenho. A manutenção também é mais simples. “Todos clientes buscam o melhor custo-benefício e qualidade, para ter segurança de disponibilidade de máquinas, com o mínimo de paradas no seu processo produtivo”, conta Denardi. 

“Outro fator importante é a durabilidade das peças de desgaste dos equipamentos. A Furlan fabrica os equipamentos e as peças. Tomando como exemplo um moinho de bolas, o cliente tem em um único fornecedor a máquina e os revestimentos metálicos, o que garante montagem perfeita e durabilidade adequada”, afirma Denardi.

Planta mais produtiva

A moagem é o processo responsável por reduzir o tamanho do minério até chegar ao produto final especificado pelo cliente. Para resultados satisfatórios, a equipe Furlan recomenda a correta manutenção dos equipamentos. “Toda planta deve ter a devida atenção às recomendações do fabricante dos equipamentos, principalmente aos planos de lubrificação e manutenções preventivas”, afirma o coordenador da Furlan.

As empresas também buscam um fornecedor mais completo possível, com objetivo de atender a novas demandas, que pode vir de um upgrade da planta ou até mesmo de uma planta nova mais produtiva. 

Além dos equipamentos individualizados, a Furlan também fornece plantas completas. Outro diferencial da empresa está na capacidade de ajustar as máquinas e as plantas à necessidade do cliente. Nessa customização, a empresa pode fabricar, por exemplo, um transportador de correia de maior extensão, para atender a um projeto específico.

Isso porque o parque industrial em Limeira reúne num só espaço operações que geram uma solução completa ao cliente. A Furlan é especialista em cada etapa da produção de uma máquina ou peça de desgaste – como fabricação de aço, tratamento térmico, usinagem, caldeiraria e montagem de equipamentos.

Software ajuda na decisão

Na etapa inicial do projeto, as empresas avaliam com o time Furlan os dados de aplicação (itens decisivos para uma compra assertiva), seja em vias secas ou úmidas. São pontos como o tipo de rocha, a produção desejada, as ações para que ocorra somente a manutenção programada, bem como as granulometrias de entrada e do produto final.

Melhorar o desempenho requer outra avaliação. “Toda ampliação deve ser analisada como um todo, não apenas um equipamento isolado. Para isso, a Furlan dispõe de recursos de Engenharia, como o software para análise de balanço de massa. Com ele, conseguimos identificar todas as necessidades de melhorias de uma planta”, diz Denardi.

No projeto, a parte estrutural do equipamento é projetada para absorver todos esforços de trabalho e ter uma vida útil adequada. As peças de reposição devem conciliar desempenho e vida útil. A regulagem dos equipamentos Furlan também é simples, permitindo rápida retomada da produção.

Marcos Denardi destaca que o diferencial humano também está presente. “Por buscarmos o sucesso do cliente na mineração, damos especial atenção ao pré e ao pós-venda, formando uma parceria com esse cliente”, conta.

Porém, a tradição não significa que a empresa deixe de adotar melhorias em seu portifólio. Uma delas é a redução na emissão de poeira no Moinho de Martelos modelo MM80F1, que também apresenta maior produtividade e a redução de custos operacionais. O modelo atua na geração de produtos de materiais de baixa abrasividade – como calcário agrícola, carvão, gesso, talco, vidro. Esse projeto permite granulometria reduzida em uma só operação.

Os moinhos de rolos têm outro diferencial. Há uma melhor distribuição de força motriz, fruto da adoção de um moderno sistema de motorização individual dos rolos.

Saiba mais: clique aqui.









#publi