Sigma Lithium é destaque na Semana do Clima de Nova York e toca o sino na abertura da Nasdaq

Indústria verde brasileira de produção de lítio pré-refinado é a única triplo zero no mundo, sendo neutra em carbono, sem rejeito e dispensando o uso de produtos químicos

Por Conexão Mineral 22/09/2023 - 16:15 hs
Foto: Sigma Lithium
Sigma Lithium é destaque na Semana do Clima de Nova York e toca o sino na abertura da Nasdaq
Ana Cabral, CEO da Sigma Lithium, na abertura da Nasdaq

A Sigma Lithium, indústria verde brasileira de produção de lítio pré-refinado dedicada a alimentar a próxima geração de veículos elétricos com concentrado de lítio neutro em carbono, social e ambientalmente sustentável, foi convidada a celebrar suas conquistas de sustentabilidade tocando o sino de abertura da Nasdaq durante a Semana do Clima de Nova York. A celebração aconteceu ontem, 20/09.

"Desde o início, nos dedicamos à produção de lítio de elevada pureza e ambientalmente sustentável, ao mesmo tempo em que contribuímos para melhorar a qualidade de vida das comunidades nas quais estamos inseridos. Como produtores pioneiros de lítio no Brasil e os únicos de lítio verde Triple Zero no mundo, estamos comprometidos em provar que é possível criar uma cadeia de veículos elétricos totalmente descarbonizada. Estamos entusiasmados por ter a oportunidade de mostrar nossos objetivos de ação climática ao lado de outros líderes internacionais durante a Semana do Clima de Nova York e honrar o protagonismo global do Brasil na transição verde de energia”, afirma a CEO da Sigma Lithium, Ana Cabral.

A Sigma Lithium começou a produzir lítio sustentável para baterias, neutro em carbono, com zero produto químico e zero rejeito ("Lítio Verde Triplo Zero"), em abril deste ano, por meio de um processo que utiliza 100% de energia renovável e água reciclada na sua planta greentech de processamento de lítio, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. A empresa anunciou um acordo pioneiro para alcançar o "Zero Rejeito", vendendo os rejeitos ultrafinos de alta pureza, sem produtos químicos, com aproximadamente 1,3% de óxido de lítio para serem reciclados em concentrado de lítio para uso na produção de baterias de veículos elétricos. 

A companhia entregou a sua primeira remessa, composta por 15 mil toneladas de Lítio Verde Triplo Zero e 16,5 mil toneladas de Subprodutos Verdes, em 27 de julho deste ano, alcançando o carbono líquido zero 27 anos antes da meta de 2050 estabelecida pela indústria global de metais e mineração.

A Sigma Lithium é uma das dez empresas convidadas pela Nasdaq a tocar o sino durante a Semana do Clima. “Há 10 anos, a equipe e os investidores da Sigma Lithium começaram juntos a jornada para construir a empresa de lítio mais sustentável do mundo e provar que é possível alimentar carros elétricos com insumos neutros em carbono e de origem responsável, em linha com as expectativas dos consumidores”, disse Ana Cabral em seu discurso.

Sustentabilidade na prática

A estratégia de longo prazo da Sigma Lithium está focada na sustentabilidade como um dos seus principais pilares. A empresa foi fundada por um grupo de investidores de impacto após a tragédia do rompimento da barragem de rejeitos de Mariana, com os principais objetivos de: Produzir lítio com o mínimo possível de emissões de gases do efeito de estufa (carbono) e eliminar as barragens de rejeitos por meio do investimento e desenvolvimento de tecnologias de processos industriais para o empilhamento a seco de rejeitos.

O processo de produção da Sigma Lithium é completamente sustentável, não utiliza produtos químicos perigosos, usa energia renovável com uma eficiência de 100% e recircula 100% da água. A planta greentech possui equipamento digitalizado de última geração, onde o minério de lítio extraído é transformado em concentrado de lítio de alta pureza e grau de bateria para a indústria de veículos elétricos. 

A Sigma Lithium investiu R$ 3 bilhões no desenvolvimento e construção do primeiro projeto de lítio do mundo sem barragem de rejeitos, que são empilhados a seco para serem comercializados e exportados, tornando a Sigma Lithium a única produtora global de lítio com "Zero Rejeito”. Além disso, 100% dos resíduos gerados como subproduto da produção de lítio são vendidos ou doados. A ausência de produtos químicos no processamento do lítio evita a contaminação da água e do solo e contribui para a preservação dos rios e florestas da região. 

“Transformamos o destino do Vale do Jequitinhonha, para onde atraímos bilhões em investimentos, contribuindo com seu crescimento em 20% este ano”, observa Ana Cabral. “Estamos muito orgulhosos em levar a sustentabilidade com uma bandeira brasileira para a indústria de insumos para baterias, dando início à transição ecológica defendida na ONU pelo presidente Lula”, conclui.

Leia o discurso completo feito por Ana Cabral na Nasdaq:

"A Sigma Lithium se sente honrada e grata por este convite da Nasdaq para tocar o sino de abertura durante a Semana do Clima. Estamos incrivelmente orgulhosos por estarmos aqui! Como brasileiros e como cidadãos do planeta. Mas o que é verdadeiramente especial na Sigma Lithium é a nossa equipe, representada por este grupo aqui: diverso, multicolorido, multigênero - assim como as pessoas do nosso planeta!

Todos os dias acordamos cheios de entusiasmo para honrar o protagonismo global do Brasil na transição ecológica e energética e para ajudar a proteger nosso pequeno planeta azul. Há 10 anos, nossa equipe e investidores da Sigma Lithium iniciaram esta jornada juntos:

• Construir a empresa de lítio mais sustentável do mundo;

• Provar que é possível alimentar carros elétricos com materiais neutros em carbono, obtidos de forma responsável, alinhados com as expectativas dos consumidores.

E nós conseguimos. Mas fizemos em maior escala e melhor:

• Transformamos o Destino de uma região inteira, o Vale do Jequitinhonha – o Vale do Lítio do Brasil;

• Levantamos nossos vizinhos: atraímos e investimos bilhões, crescendo a região inteira em 20% este ano;

• Entregamos Lítio Triplo Zero aos nossos clientes globalmente. Isso significa, que não somos apenas neutros em carbono como empresa - 27 anos à frente do nosso setor -, mas também alcançamos zero resíduos e não utilizamos produtos químicos perigosos no processamento do lítio.

E fizemos muito mais:

• 100% da nossa água é proveniente de esgoto e é reutilizada;

• 100% da nossa energia vem de fontes renováveis e limpas;

• Estamos substituindo o diesel de nossos caminhões de mina pelos biocombustíveis do Brasil.

Para mim, pessoalmente, estar aqui é cheio de significado: Há um ano, quando estive aqui na Nasdaq, meu filho, que tem paralisia cerebral, parou de respirar. Mas ele lutou bravamente para viver e ver este momento incrível. Ele está nos assistindo em casa do Brasil, com nossos vizinhos do Vale, nossas famílias, nossas microempreendedoras do Dona de Mim, os cidadãos brasileiros... Todos testemunhando este milagre feito no Brasil que é a Sigma Lithium, juntando-se as empresas gigantes na Nasdaq durante a semana do clima.

Estamos todos muito orgulhosos de levar a sustentabilidade para a indústria de materiais de bateria com a bandeira brasileira, inaugurando a transição ecológica que o presidente Lula descreveu em seu discurso na abertura da ONU. 

Se parássemos por aqui, nossa missão estaria totalmente cumprida. Mas estamos apenas começando. Estamos começando a triplicar de tamanho e planejamos nos tornar a base para o Brasil hospedar a cadeia de suprimentos de lítio mais sustentável do mundo, estendendo nossa experiência ambiental para produzir também produtos químicos de lítio Triplo Zero.

Estamos super motivados e entusiasmados em saber que estamos fazendo uma contribuição tangível para o planeta e para o nosso país.

Nossa equipe, nossos investidores, nossos vizinhos em Itinga e Araçuaí, nosso governador estadual Zema, nosso ministro federal Alexandre, minhas cofundadoras do Mulheres do Brasil. Todos nós estamos unidos na jornada mais importante de nossas vidas: ajudar a deter a atual crise climática e trazer prosperidade para nossos vizinhos do Vale do Jequitinhonha."