Publicação digital gratuita demonstra o passo a passo para eletrificar operações de mineração

Ebook é baseado na experiência da ABB envolvendo a adoção de caminhões híbridos diesel-elétricos no Canadá e Suécia

Por Conexão Mineral 20/09/2023 - 22:04 hs
Foto: ABB
Publicação digital gratuita demonstra o passo a passo para eletrificar operações de mineração
A ABB participou diretamente da eletrificação de dois projetos de mineração de cobre a céu aberto

A especialista em automação industrial ABB lançou uma publicação digital que mostra o passo a passo para eletrificar operações de mineração. Baseado em projetos executados pela empresa ao redor do globo no segmento, o e-book é gratuito e pode ser baixado diretamente do site da empresa. 

A publicação explana o processo de eletrificação de minas em cinco etapas, da concepção do projeto, da seleção de fornecedores e parceiros de operação, passando pela escolha do maquinário necessário e da gestão do ciclo de vida de ativos técnicos e da própria mina. 

“A eletrificação de minas, como da mineração, é um processo. A expertise e a experiência das mineradoras em projetos de extração a céu aberto e subterrânea, assim como em localidades remotas, são a chave para a superação dos desafios inerentes à transição para uma mina eletrificada por completo”, diz a publicação na sua introdução. 

A ABB participou diretamente da eletrificação de dois projetos de mineração de cobre a céu aberto, no Canadá e na Suécia, envolvendo a adoção de caminhões híbridos diesel-eletricidade na estruturação das linhas de extração sob linhas elétricas aéreas.

Essas experiências baseiam o conteúdo do livro por terem sido capazes, por exemplo, de reduzir o consumo de diesel em pelo menos 90% nessas extrações e elevado a produtividade da linha com o aumento da velocidade média dos caminhões.

A empresa também está elaborando um projeto de eletrificação para a mineradora IGO, na Austrália, que opera um projeto de extração de zinco no oeste do país. Esse projeto envolve soluções de eletrificação para linhas subterrâneas e a céu aberto. 

O texto está disponível em língua inglesa. Para fazer o download da publicação ABB's 5-point action plan to develop an electric mine clique aqui e será redirecionado ao site da ABB.