My Sandvik Onsite utiliza dados para otimizar a perfuração de superfície

Ele oferece diversos benefícios de gestão da produção, eficiência operacional e manutenção e disponibilidade para minas a céu aberto e pedreiras de grande porte

Por Conexão Mineral 08/08/2023 - 20:54 hs
Foto: Sandvik
My Sandvik Onsite utiliza dados para otimizar a perfuração de superfície
My Sandvik Onsite permite reação imediata a desvios com base em dados reais

Baseada na tecnologia OptiMine® da Sandvik, a solução My Sandvik Onsite fornece e analisa dados para a otimização da perfuração com as perfuratrizes de superfície Sandvik iSeries capazes de perfurar furos de 64 a 406 milímetros (2,5 a 16 polegadas). Entre elas estão: Ranger DXi, Pantera DPi, Leopard DI650i, Sandvik DR410i, Sandvik DR412i e Sandvik DR416i.

Projetado para clientes que necessitam de visibilidade em tempo real ao nível do turno e de relatórios imediatos, mas que pretendem manter ou utilizar os dados na sua própria rede, o My Sandvik Onsite transforma os dados gerados pelos equipamentos em informações acionáveis para melhorar a produtividade e a eficiência.

"Agora podemos oferecer essa poderosa solução para nossos clientes de perfuração de superfície. Os dados podem permanecer na rede da mina em um servidor local com uma extensão opcional para a nuvem", afirma Tuomo Pirinen, diretor de Soluções Digitais de Surface Drilling na Sandvik Mining and Rock Solutions.

"Cada operação de perfuração de superfície tem suas prioridades e metas de otimização", afirma Demetre Harris, gerente de Linha de Produtos de Surface Drilling Automation na Sandvik Mining and Rock Solutions. "Quer o foco principal seja manutenção, produtividade ou eficiência, o My Sandvik Onsite é a porta de entrada para ajudar o cliente a atingir seus objetivos. Ter dados de gerenciamento de produção, planos de perfuração e dados de integridade do equipamento no mesmo sistema elimina a necessidade de visitar vários portais."

Os benefícios do gerenciamento da produção incluem a capacidade de analisar o desempenho dos turnos e monitorar as operações da frota em tempo real para resolver os problemas à medida que eles surgem. Os usuários também podem acompanhar as metas de perfuração e identificar áreas de melhoria por meio de análises aprofundadas. A transferência sem fio do plano de perfuração e a navegação do equipamento melhoram a precisão do furo, enquanto as atualizações e o feedback do plano economizam tempo e esforço no acompanhamento da perfuração. Os usuários podem monitorar a qualidade do furo usando dados as-drilled e measurement-while-drilling (MWD) e acompanhar o progresso e a conclusão da perfuração.

O My Sandvik Onsite também ajuda os clientes a melhorarem a eficiência operacional e de processos. Ele visualiza gargalos e auxilia na otimização dos ciclos de perfuração e dos recursos para atender às metas de produção com eficiência. A solução analisa as sequências de trabalho para cada furo e monitora o tempo usado para perfuração e deslocamento em detalhes. Isso permite maximizar a utilização e melhorar o desempenho por meio do rastreamento e da análise detalhados do tempo operacional no local em relação ao tempo ocioso e ao tempo de inatividade.

Quando se trata de manutenção e disponibilidade, o My Sandvik Onsite ajuda a maximizar o tempo de atividade com o monitoramento de equipamentos, permitindo reação imediata a desvios e planejamento de manutenção preventiva com base em dados reais. Ele fornece insights sobre os principais sinais dos componentes a bordo para reduzir o tempo de solução de problemas. E oferece relatórios de alerta para ajudar os clientes a identificarem e resolverem problemas recorrentes, além de planejarem com antecedência as necessidades de manutenção e peças de reposição.

"As perfuratrizes da Sandvik são capazes de fornecer uma grande quantidade de dados. Nossos clientes agora podem utilizar e exibir esses dados para alcançar uma série de melhorias. Eles podem integrar a perfuração ao restante da operação da mina, pois o My Sandvik Onsite se conecta perfeitamente a outros sistemas de relatórios de terceiros", afirma Pirinen.

A solução pode ser integrada a sistemas existentes de planejamento, produção, manutenção e gerenciamento de frota. Os usuários conseguem complementar vários relatórios de produtividade, utilização de frota, modo de trabalho, alertas e sinais com visualizações personalizadas.

O My Sandvik Onsite se integra à solução de operação remota e autônoma AutoMine® Surface Drilling da Sandvik e amplia ainda mais a funcionalidade com relatórios detalhados. Ele também é compatível com a oferta My Sandvik Productivity baseada em nuvem, fornecendo uma conexão de dados de telemetria com os painéis do My Sandvik Productivity.