Epiroc lança perfuratriz SmartROC D65 totalmente autônoma

Por Conexão Mineral 13/07/2023 - 21:07 hs
Foto: Epiroc
Epiroc lança perfuratriz SmartROC D65 totalmente autônoma
Perfuratriz de superfície Epiroc SmartROC D65 MKII em operação 100% autônoma

Após testes bem-sucedidos, a SmartROC D65 MKII com operação 100% autônoma chega ao mercado. Em linha com um de seus pilares estratégicos, a Epiroc continua ampliando sua gama de opções para perfuratrizes de superfície com operação autônoma. Recentemente, a empresa concluiu a avaliação piloto de sua perfuratriz de superfície SmartROC D65 MKII com operação 100% autônoma, em parceria com a Fortescue, empresa de mineração australiana que é uma das maiores produtoras de minério de ferro do mundo e possui extensas operações na região de Pilbara, na Austrália Ocidental. A empresa é conhecida por sua abordagem inovadora e de baixo custo na produção de minério de ferro, utilizando grandes caminhões autônomos e sistemas avançados de logística e transporte. 

O piloto teve o propósito de comparar a produtividade entre o modelo de perfuratriz manual versus a nova geração totalmente autônoma. "Durante os testes, a perfuratriz autônoma SmartROC D65 MKII consistentemente atingiu metas de precisão de perfuração além do que era alcançável com operações manuais. Os benefícios disso podem ser vistos por meio de uma perfuração e detonação mais eficientes." – afirmou Christopher Blignaut, Gerente de Automação da Epiroc.

Segundo a empresa, os resultados positivos obtidos durante a fase de testes, incluíram maior disponibilidade produtiva, sem tempo ocioso durante as transições entre deslocamento, posicionamento e perfuração.

A  transformação das perfuratrizes para operação autônoma iniciou-se em 2014, quando a primeira Pit Viper autônoma foi lançada. Avanços adicionais ocorreram em 2018, quando a Epiroc iniciou um projeto piloto com uma perfuratriz autônoma SmartROC D65 MKI em Timmins, Canadá. Durante esse período, a equipe adquiriu amplo conhecimento e experiência no desenvolvimento de tecnologia autônoma para perfuratrizes de esteiras.

"Durante nossos projetos anteriores, adquirimos um conhecimento e experiência extensos que utilizamos no desenvolvimento da tecnologia autônoma. O sucesso acumulado a partir do projeto em Timmins foi fundamental para os resultados que vemos hoje com a Epiroc SmartROC D65 MKII autônoma na Austrália", explica Christopher.

O foco dos testes até o momento tem sido direcionado para aplicações de perfuração de produção. "Junto com a Fortescue, avançaremos para testar a perfuração autônoma pré-split e, eventualmente, nos concentraremos em cenários de perfuração ainda mais complexos", completa.

"Em nossas conversas com as mineradoras por todo o mundo, vemos um interesse crescente em operações autônomas devido aos inúmeros benefícios que ela oferece, e estamos empenhados em apoiar essas empresas ao introduzir a SmartROC D65 MKII autônoma em suas operações de perfuração. A implementação da tecnologia autônoma aproveita ainda mais os ajustes nos processos existentes e uma transição para novas formas de trabalho. Na Epiroc, estamos prontos para apoiar nossos parceiros de negócios na aceleração dessa transformação", diz Mayya Popova, Gerente de Produto de Automação da Epiroc.

A perfuratriz Epiroc SmartROC D65 MKII autônoma para aplicações de perfuração de produção já está disponível sob encomenda.