Jaguar Mining investe em software de topografia subterrânea com dados em tempo real

Miner Operated Survey System (MOSS) foi implantado pela NSS Canada

Por Conexão Mineral 11/07/2023 - 13:38 hs
Foto: Jaguar Mining
Jaguar Mining investe em software de topografia subterrânea com dados em tempo real
MOSS, em tradução livre, quer dizer “sistema operado de pesquisa em mina”

Buscando mais eficiência em suas atividades diárias, a Jaguar Mining investe constantemente em inovação e tecnologia em suas minas de ouro. Uma das mais recentes aquisições da empresa é o Miner Operated Survey System (MOSS), que contou com a implantação da empresa parceira canadense NSS Canada, e já está em plena operação na Unidade Pilar, em Santa Bárbara, e Unidade MTL, em Conceição do Pará, ambas em Minas Gerais.

O MOSS, que em tradução livre quer dizer “sistema operado de pesquisa em mina”, é um software de topografia subterrânea. Ele integra especificações e desenhos de projeto de mina ao completar as marcações topográficas de forma automática, fornecendo informações em tempo real para técnicos, engenheiros e geólogos.

Na Mina de Ouro Pilar, em Santa Bárbara (MG), por exemplo, a Jaguar Mining conta com profissionais especializados para a operação do MOSS. Dentre eles, está Alexsandro de Oliveira, topógrafo com mais de 14 anos em mineração subterrânea e há 4 na empresa. Ele participou do treinamento de usabilidade do MOSS junto à equipe de especialistas da NSS Canada e é um dos responsáveis pela execução das atividades relacionadas ao equipamento na Unidade Pilar.

“O equipamento ajuda a direcionar precisamente os locais a serem perfurados e até onde isso será feito. O principal ganho são as informações sobre as marcações em tempo real no campo para uma rápida tomada de decisão”, explica o topógrafo.

Segundo a fabricante do MOSS, é possível reduzir o overbreak entre 15% e 20%. As equipes de frente de lavra recebem um amplo feedback do software para ajudar a melhorar a perfuração, evitando que haja desvios do projeto. O retorno do software em relação aos dados coletados acontece em no máximo cinco minutos.

De acordo com o Gerente de Serviços Técnicos da Unidade Pilar, Sérgio Yngor dos Santos, o investimento na nova tecnologia é símbolo do comprometimento da empresa com a excelência operacional pautada pela inovação.  "A introdução de novas tecnologias nos processos de produção da Jaguar Mining é mais um passo em direção ao nosso compromisso com a qualidade, aumentando a segurança, a eficiência operacional e a relação custo-benefício em nossas operações subterrâneas."