Nexa realiza simulado de emergência em Aripuanã

No exercício, foram testados os sistemas de alarme (sirenes), a localização dos pontos de encontro e a efetividade dos trajetos sinalizados das rotas de fuga

Por Conexão Mineral 02/05/2023 - 21:04 hs
Foto: Nexa Resources
Nexa realiza simulado de emergência em Aripuanã
Simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) e é previsto em lei

A Nexa realizou o simulado prático de emergência da Barragem de Água da Unidade Aripuanã (MT). Participaram do treinamento colaboradores diretos e terceiros que trabalham na unidade. O exercício prático foi acompanhado por representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), além de agentes da Defesa Civil Estadual e Municipal.

Com o objetivo de informar, treinar e capacitar os colaboradores para agir em uma possível situação de emergência, o simulado de segurança é preventivo e contempla a evacuação da Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem de água. É importante ressaltar que a ZAS está quase integralmente em área de proteção ambiental, não existindo postos de trabalho ou mesmo moradias na área. Sendo assim, não há riscos para a comunidade do entorno.

No exercício, foram testados os sistemas de alarme (sirenes), a localização dos pontos de encontro e a efetividade dos trajetos sinalizados das rotas de fuga. O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) e é previsto em lei.

A operação da Nexa em Aripuanã não conta com barragens de rejeitos, sendo um dos diferenciais da unidade em relação a outras empresas do setor. Os rejeitos gerados a partir do beneficiamento dos concentrados de cobre, chumbo e zinco são dispostos a seco em pilhas e também são utilizados para o preenchimento das galerias no interior das minas.

De acordo com Thiago Rocha, engenheiro geotécnico e coordenador do Plano de Ações de Emergência (PAE) da unidade da Nexa Aripuanã, o exercício é fundamental para a avaliação das medidas de segurança adotadas pela companhia. “Segurança é um valor inegociável para Nexa. O simulado atendeu todas as expectativas dos representantes da Defesa Civil e Sema presentes no treinamento e também vai nos auxiliar na melhoria das ações para que o nosso plano de contingência seja ainda mais eficiente”, comenta.

Para Ezequiel Leandro Sousa, coordenador da Defesa Civil de Aripuanã, o simulado foi bem sucedido e mostra a preocupação da Nexa com a segurança em sua operação. “Esse exercício é uma oportunidade de tirar dúvidas e conhecer as medidas adotadas em uma situação de emergência. A realização do simulado gera segurança, com orientações claras do que fazer em uma situação de emergência e também é uma oportunidade de conhecermos o plano de emergência da empresa na prática e contribuir para a sua melhoria”, afirma.