Empreiteira chinesa investe em frota subterrânea da Epiroc para reativação de mina no Congo

Aquisição inclui carregadeiras, caminhões e perfuratrizes para mineração subterrânea, com funções de monitoramento remoto e preparadas para automação

Por Conexão Mineral 14/04/2023 - 16:00 hs
Foto: Epiroc
Empreiteira chinesa investe em frota subterrânea da Epiroc para reativação de mina no Congo
JCHX investe USD 17 milhões em frota subterrânea da Epiroc

A JCHX, empreiteira chinesa especializada em mineração subterrânea e serviços de construção está adquirindo soluções de mineração subterrânea da Epiroc para a reformulação e reativação da mina de Kipushi, rica em zinco, cobre, germânio e prata, localizada no sul da República Democrática do Congo.

O investimento inclui carregadeiras Scooptram ST14, caminhões de transporte Minetruck MT42, todos equipados com o sistema de telemática Certiq, que permite o monitoramento inteligente do desempenho e produtividade das máquinas em tempo real, assim como o Epiroc Rig Control System (RCS), que as torna prontas para automação e controle remoto. Também foram adquiridas perfuratrizes de produção Simba.

A mina é de propriedade da Kipushi Corporation, uma joint venture entre a Ivanhoe Mines, do Canadá, e a Gécamines, uma empresa estatal de mineração da República do Congo. Iniciou sua operação em 1924 e foi temporariamente fechada para cuidados e manutenção em 1994. 

O projeto de reabertura da mina, que começou em 2022, tem como objetivo retomar a produção até o final de 2024, utilizando energia elétrica limpa e renovável gerada por hidroeletricidade.

O pedido de equipamentos é avaliado em cerca de 17 milhões de dólares (175 milhões de coroas suecas) e foi registrado no primeiro trimestre de 2023. A entrega começa em breve e continuará até o início de 2024.

"Estamos ansiosos para apoiar a JCHX em tornar as operações na mina Kipushi mais seguras e produtivas", diz Helena Hedblom, presidente e CEO da Epiroc.

"A JCHX tem sido cliente da Epiroc há muitos anos, tanto na África quanto na Europa, e estamos satisfeitos em continuar fornecendo soluções inovadoras que ajudarão a otimizar as operações em Kipushi", diz Sami Niiranen, presidente da divisão subterrânea da Epiroc.

O presidente da Divisão Internacional da JCHX, Sr. Youcheng Wang, também comentou a iniciativa: "Da sede do Grupo à equipe de linha de frente, a Epiroc dá uma grande prioridade a este pedido de equipamentos, inclusive no que diz respeito ao suporte técnico no local".