Serviço Geológico lança estudo sobre recursos minerais em Minas Gerais
O produto fornece informações detalhadas dos recursos minerais e foi produzido a partir de uma extensa compilação e revisão bibliográficas e dados de ocorrências minerais
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) lançou o Informe de Recursos Minerais do Estado de Minas Gerais, que abrange as oito principais províncias, mais de 50 distritos e centenas de depósitos e ocorrências minerais, com as descrições de suas características geológicas, informações de recursos e reservas.
No Informe, elaborado pela Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), é possível encontrar dados sobre recursos minerais metálicos, não metálicos e águas do tipo mineral, termal e de mesa. Entre os minerais incluídos no Informe, está o ferro, que é a principal commodity em importância financeira e responsável por 94% da arrecadação por Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) do estado. O segundo minério que mais contribui é o ouro, com 3% da CFEM.
Há também informações sobre outros minerais estratégicos, como nióbio, lítio, grafita, níquel, alumínio, zinco e chumbo, além dos agrominerais fosfato e potássio. O Informe também abrange a descrição de províncias gemológicas e de rochas ornamentais.
As informações foram compiladas a partir de pesquisa bibliográfica e cartográfica. Para a execução do estudo foram consultados relatórios de projetos do SGB, artigos e teses acadêmicas e mais de dez mil registros de recursos minerais constantes do banco de dados de recursos minerais do Serviço Geológico do Brasil, listados e organizados nos sites do GeoSGB e do RIGeo.
O estudo está disponível para download no site do SGB: https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/23340
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025